Educação /

05 de Abril de 2013 15h48

Escolas municipais comemoram aniversário de Cuiabá

05/04/2013

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


A cultura, as crenças e as belezas de Cuiabá são alguns dos temas trabalhados nas creches e escolas da rede municipal de ensino na semana que antecede a comemoração dos 294 anos da capital.
 

A escola Municipal Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica, promoveu um city tour com os alunos pela comunidade São Gonçalo Beira Rio, onde puderam conhecer a história e as lendas do local. 

Na unidade de ensino, os estudantes construíram um painel com fotografias da capital antes e depois das obras para Copa do Mundo. “Os alunos observaram como a cidade está se transformando com as intervenções que têm sido realizadas nas ruas e avenidas da capital”, explica a coordenadora da escola, Antonia Corsina. 

O linguajar cuiabano e as danças regionais são os temas abordados na escola municipal Darcy Ribeiro, no Jardim Industriário, com apresentações do cururu, siriri e rasqueado cuiabano. A unidade também realiza uma exposição com fotos antigas da capital de Mato Grosso, que contrastam com as transformações ocorridas ao longo do tempo. 

Na escola municipal rural, Nossa Senhora Penha e de França, no Distrito do Coxipó do Ouro, o artesanato, a gastronomia e a história de Cuiabá é retratada são manifestados por meio da poesia, do teatro e das danças típicas. 

“Onde tudo começou”, uma peça teatral encenada pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, dramatiza as origens da cidade, nas proximidades do rio Coxipó, os conflitos entre bandeirantes e indígenas e a busca pelo ouro.