Educação /

06 de Junho de 2013 14h46

Escolas arrecadam 3,5 mil kg de garrafas plásticas em gincana ecológica

06/06/2013

Rosane Brandão (3645-6578)

Alunos de 20 escolas da rede municipal de Cuiabá participaram da 3ª Gincana Ecológica, promovida pela Prefeitura de Cuiabá. Mais de 3,5 mil quilos de garrafas plásticas recicláveis foram coletadas durante a gincana, que contou com a participação de toda a comunidade escolar.

O resultado foi divulgado na tarde de ontem (05), durante as festividades da Semana do Meio Ambiente, realizada no Horto Florestal.

A escola Maximiano Arcanjo da Cruz, do bairro Santa Laura, foi a grande vencedora da gincana. A unidade de ensino, que atende quase 900 alunos da educação infantil, do 1° ao 6° ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), arrecadou 894 quilos de garrafas.

Em segundo lugar ficou a escola Agostinho Simplício, do bairro Poção, com 666 quilos de resíduos. A escola Rafael Rueda, do Jardim Umuarama, ficou em terceiro lugar, arrecadando 315 quilos.

As três escolas foram premiadas com materiais esportivos, como bolas de vôlei, de futebol de campo, de futsal, de basquete, rede de vôlei, bombas de ar e conjuntos de coletes para prática esportiva. Estes materiais foram doados pela empresa Agro Amazônia.

Segundo o secretário-adjunto de Educação de Cuiabá, José Roberto Stopa, todo o material arrecadado será doado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Essas embalagens serão vendidas, revertendo em recursos para a instituição”.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Zidiel Coutinho, ressaltou que “a escola Maximiano foi a que mais arrecadou material, mas todas as outras unidades também são vencedoras, pois cada uma se empenhou ao máximo e mostraram que têm consciência da importância da reciclagem”.

As outras escolas que mais arrecadaram garrafas foram a Hebert de Souza (290 quilos); Udeney Gonçalves de Amorim (267,5); Hélio de Souza Vieira (228); Marechal Cândido Rondon e 8 de Abril (ambas com 124 quilos); Firmo José Rodrigues (95,5); Francisca de Arruda Martins (86); Quintino Pereira de Freitas (73); Constança Figueiredo Palma Bem Bem (15,3); e Nossa Senhora Aparecida (14,5).

O evento no Horto Florestal reuniu mais de 800 alunos. Além da gincana, foram realizadas apresentações culturais (dança, teatro, coral e capoeira) e atividades ecológicas, como as trilhas realizadas dentro do horto.

“O mais importante de tudo isso foi a mensagem levada até as crianças, por meio das palestras realizadas nas escolas. O resultado mostrou que atingimos nosso objetivo, que era fazer com que a criança entendesse o significado de sustentabilidade”, observou José Roberto Stopa.