Educação /

08 de Novembro de 2013 15h10

Escola Raimundo Pombo promove noite cultural afro-brasileira

08/11/2013

Rosane Brandão

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, do bairro Parque Cuiabá, realiza neste sábado (09), às 19h, uma noite cultural para divulgação do projeto “Pombo África”. O evento será realizado na praça cultural do local e contará com a participação de 14 escolas municipais de Cuiabá.

 

Segundo a diretora da escola, Márcia Aparecida Pinheiro, o evento terá várias apresentações culturais, como a dança afro-brasileira, além de exposição de trabalhos artesanais realizados pelos próprios alunos. Entre os expostos estarão as bonecas negras confeccionadas com diversos tipos de materiais como a malha, jornal, Cabaça, TNT, EVA, e a galinha de angola feita de cabaça.

 

“Vamos apresentar à comunidade escolar os trabalhos realizados no decorrer do ano letivo e fechar com culminância de desfile e danças afro”, explicou a diretora.

 

O projeto Pombo África é de autoria da professora Isabel Garcia de Farias e foi desenvolvido com o objetivo de valorização da comunidade negra, contribuindo para o conhecimento de um Brasil fortemente marcado pela cultura africana.

 

Criado em 2010, o projeto desenvolve a dança afro-brasileira, danças regionais e artesanatos como recursos pedagógicos. “A intenção é promover a todos os envolvidos uma reflexão sobre a importância das diversas formas de expressar o seu lado artístico e instigar nos alunos um olhar crítico diante do preconceito racial”, observa a professora Isabel Garcia, lembrando que o projeto Pombo África foi criado de acordo com a Lei nº. 10 639/2003.