Educação /

06 de Junho de 2012 16h59

Escola do Coxipó do Ouro realiza sexta Caminhada pelas Nossas Raízes

06/06/2012

Giovania Teixeira Duarte (65) 3645-6578


Os alunos da rural Nossa Senhora da Penha de França, no distrito do Coxipó do Ouro, a 25 km de Cuiabá, tiveram hoje (06-06) uma aula diferente com a realização da sexta edição da “Caminhada pelas Nossas Raízes”.
 

O objetivo do evento foi sensibilizar os estudantes para a preservação do meio ambiente, além da retomada histórica da localidade, que foi a primeira vila de Cuiabá, chamada Arraial da Forquilha. Além disso, o lugar abriga o túmulo do ex-governador de Mato Grosso, Coronel Antônio Paes de Barros, mais conhecido por Totó Paes. 

A concentração para a caminhada foi na Associação da Comunidade São Jerônimo e percorreu locais como o Córrego do Furado, Trilha do Carretão e cachoeira do Rio Aricá. 

Segundo o diretor da unidade de ensino, Ednilson Carvalho, a iniciativa surgiu da relação da educação do campo e as comunidades locais e o contato com a história e o meio ambiente. “É importante essa reflexão acerca do espaço em que vivemos e é fundamental ainda que não naturalizemos as agressões ao meio ambiente, como atear fogo, desmatar. E esse trabalho busca justamente discutir essa questão, além de todo o contexto histórico que alunos e professores podem vivenciar aqui”, explicou. 

Na preparação para a trilha, os estudantes receberam informações como a manutenção no lugar de tudo que for encontrado nos locais por onde passarem, como animais, plantas, rochas, frutas e sementes. 

Participante de todas as edições da caminhada, o aluno da 8ª série da escola, Antônio leite de Campos Júnior, 16 anos, disse que as trilhas possibilitaram o conhecimento dos pontos históricos e turísticos da região, além da valorização do ambiente em que vive. “Aprendemos sobre as características do cerrado e das ações que podemos ter para conservar esse espaço. O bom é acabamos levando essas atitudes para nossa casa e para nossos familiares”. 

Durante o trajeto, os estudantes receberam informações sobre a história e a geografia da região. Uma delas foi da professora Maria Isabel Werner Moreira, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), que trabalhou em sua dissertação de mestrado a dimensão ambiental no currículo escolar. “Vocês têm à mão uma riqueza muito grande. Por isso, e esse momento é uma oportunidade de conhecer as potencialidades deste lugar, valorizá-las e preservá-las”, disse ela aos estudantes. 

Na avaliação do biólogo e professor da escola, Liberman Alves, a questão ambiental está no cotidiano da relação do homem com o espaço em que vive. Por isso, segundo ele, a importância de se levar para a escola o debate a preservação do meio ambiente. “Conhecer o meio ambiente é conhecer o próprio local onde se vive”, ponderou. 

A “Caminhada pelas Nossas Raízes” é sempre realizada na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.