Educação /

25 de Outubro de 2012 13h44

Escola da rede de ensino de Cuiabá realiza mostra cultural

25/10/2012

Giovania Teixeira Duarte (65) 3645-6578

O resultado do trabalho desenvolvido este ano na escola municipal Francisca Arruda Martins, no bairro Jardim Eldorado, está sendo apresentado durante toda esta quinta-feira (25-10), na “Mostra Cultural” realizada por alunos, professores e funcionários.

Entre as atrações da exposição está a ‘Casinha de Bonecas’ com canteiro de cheiro verde, mercadinho e pista sinalizada de trânsito. O espaço pode ser explorado pelos estudantes, já que foi construído em tamanho compatível, e tem o objetivo de desenvolver valores como a cooperação, respeito e organização.

A unidade de ensino também tem ações de preservação e atenção com o meio ambiente. Por isso, desenvolve atividades como coleta seletiva do lixo, compostagem e cuidados com a alimentação com a implantação da horta escolar.

Com o projeto “Ler é bom. Experimente!”, a escola diversifica os meios de incentivo à leitura, com a hora do conto, pantomimas, dramatização, cineminha, fantoches e histórias ilustradas.

Uma sala especial chama atenção na escola: a de artes. Equipada com recursos pedagógicos para explorar a criatividade dos alunos, o espaço auxilia no desenvolvimento de habilidades como coordenação motora e o raciocínio, utilizando materiais recicláveis, oficinas com jornais, argila e tintas.

“Todo esse trabalho que podemos observar é realizado com entusiasmo e propriedade por parte dos alunos e dos educadores da escola. É a prática nos revelando a qualidade do ensino ofertado”, declarou a secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Cilene Maciel.

Segundo a secretária, o que chamou a atenção durante a visita à mostra foi a ocupação da unidade de ensino. “A arborização do pátio, a manutenção da horta e os ambientes para as atividades do Programa Educa Mais são complementos da sala de aula. Todos esses espaços, tanto interno como externo, foram preenchidos de forma que garanta uma aprendizagem prazerosa e estimulante para os alunos”.

Também visitaram a mostra o diretor de Gestão Educação da Secretaria Municipal de Educaçã0 (SME), Gilberto Fraga de Melo e assessores pedagógicos.