Educação /

23 de Novembro de 2012 17h43

Escola da rede de Cuiabá premia alunos em concurso leitura

23/11/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Alunos da escola municipal Marechal Rondon, no bairro Alvorada, foram premiados nesta sexta-feira (23-11), no 1º Concurso de Leitura realizado pela unidade de ensino como forma de reconhecer, incentivar e valorizar a leitura.

A iniciativa é integrante do projeto “Cata-Vento, Palavras em Movimento”, implementado este ano na escola, após o diagnóstico de dificuldades dos alunos em relação à leitura, interpretação e produção de textos. “O projeto foi compartilhado com os professores, funcionários, alunos e comunidade, e teve muita receptividade”, explica uma das idealizadoras da ação, Maria Auxiliadora Oliveira.

Entre as atividades do Cata-Vento estava o ‘momento da leitura’, realizado uma vez por semana, ocasião em que todos os que estavam na unidade eram convidados a realizar a leitura, em diferentes espaços, durante 20 minutos.

O projeto resultou na confecção de quatro livros. O primeiro, denominado ‘Florescer’, é uma coletânea de poemas, escritas por alunos do 5º ano A. A segunda produção foi fruto de um trabalho de campo realizado pelos alunos do 5º Ano B sobre o famoso bolo de arroz da Dona Eulália da Silva Soares e que recebeu o nome de “O Bolo de Dona Eulália é Demais de Bom”.

Os alunos do 5º Ano C da escola também se tornaram autores, ao elaborarem uma coletânea denominada “Relato Pessoal”, onde registraram histórias pessoais.

“Caleidoscópio” foi o nome atribuído à produção de diversos gêneros textuais escritos pelos funcionários da unidade de ensino, que resultou na quarta obra produzida pelo projeto.

“Todo esse trabalho é consequência de um esforço de todos os servidores e alunos da escola. Houve um envolvimento muito grande de todos os professores, dos funcionários de todos os setores, equipe gestora, alunos e comunidade. Estamos felizes com o resultado desse primeiro ano”, observou a também idealizadora do projeto, professora Isabel Cristina Correa.

Na opinião da diretora da escola, Marilza Lopes Shuina, a importância Cata-Vento reside no estímulo à leitura em um mundo que incentiva a aquisição de bens de consumo, principalmente tecnologia de ponta. “O incentivo à leitura é um grande desafio, ainda mais quando envolvemos todos os segmentos envolvidos na escola. No próximo ano, pretendemos alçar voos e expandir esse projeto”.

Para a coordenadora de organização curricular da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, as diversas atividades que a escola realizou durante o ano, vão além do incentivo à leitura. “Também foi realizado um diagnóstico sobre as dificuldades de interpretação e produção de texto pelos alunos, além de outros momentos, como apresentação de teatro, saraus, e ações com foco na formação do leitor, na melhoria da produção do texto e no suporte para os professores”.

Também participaram do evento de hoje a diretora de Ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, as assessoras pedagógicas da SME, Carmem Cinira Leite e Andrea dos Santos, Dona Eulália da Silva Soares, além de pais de alunos.

Os estudantes melhores colocados no concurso receberam brindes e bicicletas como premiação.