Educação /

10 de Outubro de 2013 09h55

Escola campeã dos Jogos Escolares recebe premiação

10/10/2013

Rosane Brandão

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Hélio de Souza Vieira campeões do 2° Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação nas modalidades futsal e judô receberam nesta terça-feira (08) suas respectivas medalhas e troféus.

A escola, localizada no bairro Praeiro, foi a melhor colocada na classificação geral dos jogos, somando 62 pontos. O segundo lugar na classificação geral ficou com a escola Ranulpho Paes de Barros, que teve 47 pontos.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, participou da solenidade de entrega da premiação e parabenizou a escola pela belíssima atuação e desempenho nos jogos.

“Toda grande conquista não vem de graça, mas sim com muita dedicação e empenho. E foi o que aconteceu nessa escola, que contou com uma equipe dedicada que trabalhou junto para conquistar essa vitória”, disse o secretário.

Conforme destacou o secretário, “toda conquista também tem seu mérito e não deve fica só nas medalhas”, por isso resolveu dar pessoalmente uma boa notícia aos alunos. “Estou aqui para assegurar que essa promessa seja cumprida. No próximo ano vamos fazer uma ampla reforma nessa escola, incluindo troca de telhado e de toda a parte elétrica e vamos devolvê-la para vocês com ar-condicionado em todas as salas de aula”.

Pelo menos 34 escolas da rede municipal de Cuiabá participaram dos jogos escolares, contando com a participação de 1.200 alunos, que competiram em oito modalidades.

A escola Hélio de Souza contou com a participação de 78 alunos nos jogos e vários deles conquistaram medalhas. No futsal ficou em primeiro lugar no masculino e feminino da categoria B e em terceiro lugar no feminino da categoria A.

No judô a escola também levou a melhor. Na categoria A conquistou o primeiro lugar no masculino e no feminino. Na categoria B ficou com o primeiro lugar no masculino e segundo no feminino.

Segundo a diretora da escola, Norma Prates, a boa colocação dos alunos nos jogos foi conquistada devido muita dedicação e esforço não só dos alunos mas também de toda a equipe escolar. “Vamos continuar trabalhando e nos esforçando para que no próximo ano nossos alunos possam participar e trazer mais vitórias para nossa escola”.

A secretária-adjunta de educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, também elogiou a participação dos alunos nos jogos e destacou a importância de incentivar a atividade esportiva nas escolas. “É sempre bom lembrar que lugar de criança e adolescente é na escola, estudando e praticando atividades esportivas”, disse a secretária.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação foi recepcionada com uma grande festa feita pelos alunos, que estavam ansiosos para receber a premiação.

A aluna do 5° ano, Mariana Letícia Fagundes, 10 anos, capitã do time feminino de futsal, categoria B, foi uma das artilheiras dos jogos. Com quatro gols marcados ela ajudou o time a conquistar o primeiro lugar. “Não via a hora de receber a minha medalha e levar para casa para mostrar para minha mãe”. A aluna diz que aprendeu a jogar futebol na escola, participando do Programa Mais Educação, onde também aprendeu sobre os benefícios do esporte. “Além de ser educativo ele também faz bem para a saúde”.

Com duas medalhas estampadas no peito, o pequeno Vinícius Arruda, 10 anos, era só felicidade. Goleiro do time masculino da categoria B, ele foi campeão no futsal e no judô. O aluno que também foi campeão no futsal pelos jogos escolares em 2012, diz que sonha em ser jogador de futebol e se espelha no jogador português Cristiano Ronaldo.

Na escola Hélio de Souza não foram apenas os pequenos atletas que brilharam nos jogos escolares, a torcida também foi bastante atuante. Após descobrir que tem problemas de saúde, a aluna do 6° ano Anna Leodora Miranda, 11 anos, foi proibida pelos médicos de praticar esportes, mas ela não quis ficar de fora dos jogos e se tornou a uma das principais incentivadoras dos colegas nos jogos. “Mesmo com problema de saúde eu participo de todos os projetos da escola. No esporte eu fico na torcida, apoiando meus colegas que são muito dedicados e merecem uma boa torcida”.