Educação /

23 de Fevereiro de 2012 10h38

Escola Aberta de Cuiabá realiza reunião de trabalho para 2012

23/02/2012

Giovania Teixeira Duarte-3645-6578

Foi realizada hoje (23-02) pela manhã, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), a primeira reunião de trabalho deste ano com os articuladores do Programa Escola Aberta. O objetivo do encontro foi a socialização de informações acerca das atividades do projeto.

Implementado no ano passado em 12 escolas de rede de ensino da capital, o Escola Aberta oferece diversas ações sócio-educativas, como cursos profissionalizantes, oficinas culturais, atividades esportivas e educacionais, com o propósito de promover a integração e estreitar os laços entre a escola e a comunidade.

De acordo com coordenadora do projeto na SME, Dilma Camargo, o programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e é direcionado a toda a população. “Em 2012 o programa se estenderá a mais cinco escolas do município. Três no primeiro semestre e dois no segundo”, informou.

A coordenadora explicou também que a proposta deste ano é a fusão do Escola Aberta com a Escola de Tempo Integral, também desenvolvido pela SME em parceria com o MEC e outras secretarias do município, e que oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma frequência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias. “São programas que estão em consonância e, para que tenham uma abrangência maior tanto para população estudantil quanto para a comunidade, vamos fundi-los”.

Segundo ela, os resultados do primeiro ano de implantação do Escola Aberta foram positivos, tendo em vista a adesão dos moradores do entorno das unidades de ensino. “Com esse trabalho conjunto entre os dois programas, esperamos que a comunidade se sinta parceira do processo de ensino/aprendizagem e da construção da cidadania”.