Educação /

04 de Outubro de 2012 13h45

Educadores da rede municipal de Cuiabá participam de oficina lúdica de histórias

04/10/2012

Giovania Teixeira Duarte-3645-6578

Termina nesta quinta-feira (04-10), a “Oficina Lúdica Brincando com Histórias” promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) para as Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs) das 24 creches filantrópicas conveniadas com o órgão.

O evento está sendo realizado nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feiccs) e tem a finalidade de desenvolver técnicas de contação de histórias e oferecer ferramentas a professores para o aprimoramento de sua prática com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Segundo a brinquedista e formadora da SME, Vânia Joceli Araújo, o curso foi divido em duas etapas. A primeira é baseada no livro do escritor Ricardo Azevedo, denominado “Livro de Papel”, em que os professores se pautam para confeccionar diversos recursos, como dobraduras, por exemplo, para contar a história. “Trabalhamos a forma, a narração, como e para quem contar a história”, explicou.

O outro momento da formação é a confecção de bonecos de papel para a elaboração da narrativa a partir do brinquedo. “Essa atividade estimula a imaginação e a criatividade porque a criança também pode participar da confecção do boneco e conceber outras formas para ele, além de poder criar adereços como roupas e acessórios. São amplas as possibilidades desse trabalho porque não é algo pronto. A resposta cabe à própria criança”, observou.

De acordo com o coordenador de formação da SME, José Ferraz, o curso foi uma solicitação das educadoras das creches conveniadas, tendo em vista a qualidade do conteúdo trabalhado nessas oficinas. “Já oferecemos essa qualificação às técnicas da rede que atuam com a educação da primeira infância. Agora atendemos esses profissionais porque acreditamos ser de suma importância instrumentalizá-las para o trabalho desenvolvido cotidianamente nas filantrópicas”, observou.