Educação /

30 de Novembro de 2012 16h04

Educadores da rede de ensino de Cuiabá trocam experiências sobre tecnologia assistiva

30/11/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Professores da rede municipal de ensino que atuam no Atendimento Educacional Especializado participaram hoje (30-11), em período integral, nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), do último encontro deste ano da formação “Tecnologia Assistiva: socialização das práticas pedagógicas”.

A qualificação, iniciada em abril, é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) com a finalidade de capacitar os educadores para construção de recursos pedagógicos com ênfase na utilização do software de comunicação alternativa, disponíveis nas salas de recursos multifuncionais.

Esses espaços atendem alunos com deficiência no contra turno das aulas regulares, com auxílio de recursos como sistema de libras, braile, soroban, além do apoio de professores intérpretes.

Segundo a psicóloga e membro da Equipe de Educação Especial da SME, Yvone Ricce, a formação auxilia o professor na sua prática cotidiana para estimular a cognição, a comunicação e a atenção dos alunos que precisam de atendimento especializado. “Não existe educação de qualidade sem investimento na qualificação profissional dos educadores. Por isso, a importância desses encontros, que possibilitam uma interlocução mais intensa entre a teoria e a prática”.

Professora da sala multifuncional da escola municipal Quintino de Freitas, no bairro Canjica, Marilete Neves da Cruz Berto, defende que a inclusão de alunos com deficiência não se restringe ao acesso às turmas regulares, mas também na oportunidade de aprender os conteúdos curriculares como os demais alunos da turma. “Para isso, o professor deve estar preparado para adequar as atividades de acordo com a necessidade do aluno”.

De acordo com ela, o programa usado na sala de aula possibilita essas adequações. “Por isso, a importância da formação. Assim, todo mundo ganha. Os alunos, os pais e os professores, que também amplia seu conhecimento sobre a sua prática em sala de aula”, afirmou

A rede de ensino de Cuiabá atende hoje cerca de 800 alunos na Educação Especial. Desses, 309 recebem Atendimento Educacional Especializado, em 43 salas.