Educação /

18 de Abril de 2012 14h15

Educação realiza sorteio de prêmios para Agentes Mirins de Combate a Dengue

18/04/2012

Tharyana Durigon - SME - 3645-6578


As escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram na manhã desta segunda-feira (18-04), no auditório Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação (SME), do sorteio que premiará os alunos que participam do projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue é coisa séria, sim, Senhor!” – em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com o Ministério Público.

Nesta iniciativa, cada agente mirim é responsável por duas residências, onde as visitas são feitas mensalmente. O projeto é divido em duas fases: na primeira, os estudantes visitam casas e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A segunda etapa será a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema.

Desta forma, como incentivo, foram sorteados, mas não divulgados, os nomes dos agentes mirins que serão premiados. A seleção foi feita da seguinte maneira: Cinco caixas funcionaram como uma espécie de urna, onde foram depositadas as fixas de cada agente, e cada caixa representou uma Regional (Regional Norte, Sul, Leste e Oeste, e uma representou os alunos que estudam nas Escolas Municipais Rurais de Educação Básica – EMREBs). Foram sorteados dois nomes de cada região; porém, foi divulgado apenas o nome da escola em que o vencedor estuda; pois, para ser premiado, as casas pelas quais o agente é responsável não devem apresentar qualquer tipo de foco do mosquito. Sendo assim, os nomes foram revelados apenas para a SMS, que estará fiscalizando estas residências para analisar se está tudo em ordem. Se estiver, aí então a equipe responsável pelo projeto irá a escola para premiar o aluno sorteado. O prêmio é uma bicicleta para o agente, e uma batedeira para cada casa monitorada por ele.

Os alunos sorteados são das seguintes escolas:

Escolas do Campo – EMREB Hebert de Souza

Regional Oeste – EMEB Maria Lucila da Silva Barros; EMEB Gláucia Maria Borges Garcia

Regional Leste – EMEB Henrique da Silva Prado; EMEB Irmã Maria Betty Souza Pires

Regional Sul – EMEB Liberdade

Regional Norte – EMEB Dejani Ribeiro de Campos; EMEB Rafael Rueda; EMEB Pedrosa de Morais e Silva.

No caso das escolas do campo, apenas um aluno foi sorteado em virtude da quantidade de escolas rurais existentes, já nas regionais, foram sorteados dois porque o número de alunos envolvidos é significativamente maior. No caso da Regional Sul, dois alunos da EMEB Liberdade foram sorteados. E por conta de um engano ocorrido no momento de depositar as fixas nas caixas, a Regional Norte teve ganhadores de três escolas, pois a EMEB Dejani Ribeiro, que pertence à região Norte, foi colocada erroneamente na caixa da Regional Sul. Sendo assim, para não desclassificar o aluno sorteado, e não prejudicar os alunos de ambas Regionais, foi considerado o sorteio da EMEB Dejani (acrescentando uma premiação extra), e refeito o sorteio da Regional Sul. Essa decisão foi tomada em comum acordo com os representantes das escolas que estavam presentes no auditório.

Foram sorteadas, ainda, quatro sanduicheiras e uma bicicleta para as escolas, e as ganhadoras foram: EMREB Nossa Senhora Penha de França; EMEB Henrique da Silva Prado; EMEB Osmar Cabral; EMEB Esmeralda Fontes; e EMEB Firmo José Rodrigues, que ganhou a bicicleta.

Já para efetuar a entrega dos prêmios para os agentes sorteados, a Saúde visitará as residências em até cinco dias úteis, e a premiação deverá ser realizada em, no máximo, 10 dias.

O evento contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel; da diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral, do assessor pedagógico José Roberto Stopa -  um dos idealizadores do Projeto - e do diretor da Vigilância em Saúde da SMS, Benedito Oscar de Campos.