Educação /

27 de Dezembro de 2011 15h44

Divulgados resultados de inscrições deferidas para coordenador pedagógico

27/12/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME: (65) 3645-6578


A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou ontem (26-12) as candidaturas deferidas para coordenador pedagógico de 20 creches e sete polos da rede municipal de ensino de Cuiabá. No total foram 59 inscrições deferidas e o resultado final da seleção será divulgado em fevereiro do próximo ano. Os aprovados terão um período de gestão de dois anos.

As inscrições foram realizadas de 20 a 22 de dezembro e a prova escrita de conhecimentos teórico-práticos será em 1º de fevereiro de 2012. As etapas seguintes do processo seletivo consistem em entrevista e análise de títulos dos candidatos.

Para concorrer à função, o aspirante deve ser efetivo no quadro dos Profissionais da Educação Básica do Município, no cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), licenciado em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil ou licenciado em Pedagogia com especialização em Educação Infantil, ter cumprido período de estágio probatório na rede e ter disponibilidade de 40 horas nos sistema municipal de ensino.

Entre as atribuições do coordenador pedagógico estão coordenação e elaboração da proposta pedagógica da unidade de ensino, organização e apoio às ações pedagógicas e acompanhamento e avaliação do processo de ensino/aprendizagem.

Política de Formação

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Pró-Formar, que é um consórcio composto de sete entidades federais de ensino, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 190 TDIs já foram licenciadas em Pedagogia para a Educação Infantil.

A formação é promovida na modalidade à distância, e está em acordo com o Plano Nacional de Educação de 2001, que prevê que todos os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino tenham curso superior na área.

No trabalho conjunto, a SME se responsabiliza por toda a estrutura material e humana do curso e, o consórcio, por meio do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD) da UFMT, pela produção do material didático-pedagógico e formação das orientadoras acadêmicas.

Atualmente 25 técnicos participam da qualificação, com formaturas previstas para fevereiro de julho de 2012.