Educação /

27 de Setembro de 2012 11h59

Diretor da Secretaria de Educação fala sobre Alfabetização para Idosos

27/09/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


O diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Gilberto Fraga de Melo, ministrou hoje (26-09), no auditório do Ministério Público de Mato Grosso, uma palestra denominada “Projeto Alfabetização para Idosos”.
 

A comunicação é integrante da programação da Semana do Idoso, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direito da Pessoa Idosa (COMDIPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e apoio do Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Proaspi/MT), Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, Geap (Fundação de Apoio Seguridade Social), Secretarias Municipais de Trânsito, Saúde e Educação. 

Na oportunidade, Fraga lembrou que a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso de 2003 estabeleceram alguns direitos fundamentais para o idoso e entre eles está o direito à educação. “Assim, compreendemos que o direito à alfabetização está dentro do direito à educação, direito público subjetivo”, observou. 

Segundo o doutor em Educação, em Cuiabá, entre as pessoas de 15 a 60 anos a taxa de analfabetismo é de 4,3%. Acima de 60 anos, esse percentual é de 11%. “A meta de erradicação do analfabetismo contidos no Plano Municipal de Educação estabelece que até 2021 setenta por cento desse déficit tenha sido superado. No entanto, o que vemos hoje é que a política do Governo Federal destinada a essa área está relegada a voluntários, pois os profissionais que atuam nessa área ganham uma gratificação irrisória”. 

Para ele, o atendimento desse segmento da sociedade ainda é muito tímido por parte dos responsáveis de gerir a educação no país. “A alfabetização, a educação, impactaria positivamente nos direitos conquistados pelos idosos. Se ele é alfabetizado, vai cobrar seus direitos. A alfabetização é uma condição para o acesso a esses direitos conquistados. Por isso, é necessário priorizar o atendimento educacional às pessoas acima de 60 anos, assim como ocorre com cidadãos de quatro a 17 anos”, concluiu. 

A programação da Semana do Idoso se estende até o dia 1º de outubro.