Educação /

27 de Outubro de 2011 13h46

Dia Temático do “Amigos da Escola” movimenta unidades de ensino do Jardim Vitória

27/10/2011

Giovania Teixeira Duarte/SME-3645-6578

A escola municipal Dejani Ribeiro Campos, no bairro Jardim Vitória, teve uma manhã movimentada nesta quinta-feira (27-10) com a segunda edição, em Cuiabá, do Dia Temático do projeto Amigos da Escola.

Desenvolvido pela Rede Globo de Televisão e suas afiliadas, este ano a ação aborda o tema “Educação e Valores”, e é uma oportunidade de mobilizar as escolas participantes do “Amigos da Escola” em todo o Brasil, em torno de questões relevantes para a sociedade.

A unidade de ensino também recebeu alunos e professores de outras quatro escolas das imediações, que mostraram as ações voluntárias realizadas no cotidiano da comunidade escolar, além de apresentações de atividades desenvolvidas a partir de processos educativos complementares às atividades pedagógicas.

Presente ao evento, o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, avaliou que o programa direciona seu trabalho para o envolvimento da comunidade com a escola. “Esse é um componente importante para a rede de ensino da capital, em um momento que falamos e trabalhamos cada vez mais para a melhoria da qualidade da educação que oferecemos”.

Permínio ainda destacou a importância da parceria com a Rede Globo, ao salientar a maneira como a empresa se dedica ao projeto. “Em uma reunião que tivemos em São Paulo com a emissora e representantes de diversos municípios, discutimos como ampliar e melhorar as ações do “Amigos da Escola”. Isso mostra a seriedade e compromisso da TV Globo com o ensino público”, ponderou.

De acordo com gerente de Recursos Humanos da Rede Mato-grossense de Televisão, Giani Pilati, o objetivo maior do projeto é divulgar ações que já acontecem nas unidades de ensino, além de incentivar o voluntariado. “Sabemos do nível de alcance dos meios de comunicação, principalmente da televisão. Por isso, quando damos visibilidade às pessoas que cooperam com a escola e sensibilizamos a comunidade para que essa prática não seja isolada”.

Há cinco anos como voluntária na escola municipal Dejani Ribeiro, a funcionária pública aposentada Maria Tereza Zanchin, 58 anos, afirma que trabalhar pintura em tela e cerâmica é uma atividade que colabora com a formação e desenvolvimento do potencial dos alunos, mas, ao mesmo tempo, contribui para o seu próprio crescimento. “As crianças têm energia, alegria, e eu recebo isso de volta”, conta emocionada.

Trabalhando com 30 alunos, Maria Tereza diz que é perceptível a mudança no comportamento dos estudantes quando passam a fazer o curso. “No começo eles chegam ansiosas, agitadas. Com o tempo, elas ficam mais tranqüilas e concentradas ao se envolverem com a pintura. Esse projeto transforma vidas, pois ele promove a inclusão social para crianças que, muitas vezes, não têm oportunidades. Daqui a alguns anos, espero encontrar esses alunos cidadãos de bem e com sucesso profissional”, completa.

A professora aposentada Maria Auxiliadora Valentin, 62 anos, trabalhou na unidade de ensino por 12 anos, mas não interrompeu o vínculo com os alunos e colegas de trabalho. “Me aposentei há dois anos, mas quando precisam de mim, estou sempre aqui para ajudar e me envolvo em todas as atividades da escola. Eu ganho muito mais do que eles, pois mantenho minha relação com os estudantes e ex-colegas de profissão”.

Segundo a professora, é importante colaborar para o direcionamento positivo da energia comum as crianças e adolescentes. “Por isso, desenvolvo atividades, faço aconselhamento e valorizo o trabalho deles. Tenho muito carinho por essa comunidade”, revela.

De acordo com o diretor da Dejane Ribeiro, Valdir Amaro, a unidade possui sete Amigos da Escola. “São ex-funcionários, ex-alunos e pessoas da comunidade que colaboram com nosso trabalho cotidiano, fundamental para a formação integral do educando”.

O diretor afirma que muitos dos alunos atendidos pelos voluntários vivem em situação de risco e que as ações desenvolvidas pelos colaboradores os ajudam a se manter distantes da vulnerabilidade social. “Somos gratos a essas pessoas pela doação que cada uma traz para a sociedade.

Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) em 1999, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.