Educação /

14 de Outubro de 2011 14h28

Dia do Professor - Professores da rede de Cuiabá são protagonistas de apresentações culturais

14/10/2011

Giovania Teixeira Duarte/SME

“Essa é uma homenagem simples, mas sincera para um segmento profissional tão importante para a nossa sociedade”, declarou o secretário de Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, durante a solenidade de abertura das atividades em comemoração ao Dia do Professor. Assim a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu um café da manhã cultural e interativo com os 2.854 professores da rede de ensino da capital.

A confraternização foi uma solicitação do prefeito e o formato em que ela foi concebida teve como objetivo oportunizar aos profissionais mostrarem suas potencialidades artísticas, além de autohomenagearem.

De acordo com o secretário Permínio, a educação municipal avançou nos últimos anos com os investimentos realizados nas áreas de infraestrutura, qualificação profissional e recomposição salarial. “É uma determinação do prefeito que continuemos a melhorar a qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos”, concluiu.

À frente ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Cuiabá (Sintep/Cuiabá) há 16 anos, a presidente da entidade, Helena Maria Bortolo, elenca as conquistas dos trabalhadores da educação no município, como aprovação em 2010 do Plano Municipal de Educação e a alteração da Lei Orgânica dos Profissionais do Ensino Público do Município. “Também devemos destacar ganhos como a garantia de formação dos nossos profissionais, com Pró Funcionário, a qualificação das Técnicas em Desenvolvimento Infantil, entre outras. É evidente que essas são conquistas pleiteadas pela categoria, mas também temos os gestores que acolhem nossas reivindicações, que nos ouvem. E isso é salutar”.

A professora Marli Nobre Rocha, 45 anos, está há 26 anos na rede de ensino da capital e foi umas das sorteadas na premiação, com uma TV de LCD. Na opinião da docente, nos últimos anos, o município pôde oferecer uma educação de melhor qualidade aos alunos pelos investimentos na estrutura física das escolas e os programas de capacitação profissional. “Também temos a recomposição salarial anualmente e políticas definidas para a educação pública municipal. São conquistas importantes para nós e para a sociedade”.

Bruno Silva Pinto, 26 anos, é professor de educação física, foi aprovado no concurso público realizado em 2010 e ingressou na rede há cerca de três meses. Segundo docente, o que chamou sua atenção nesse período em que está sistema municipal de ensino é a formação constante pela qual os professores passam. “Nesses encontros, temos a oportunidade de discutir temas importantes para a nossa prática. Esperamos que esses encontros sejam ampliados e ocorram com mais freqüência”.

Também estiveram presentes à comemoração inúmeros vereadores da capital, os secretários municipais Karla Lavrati (Planejamento), Guilherme Muller (Fazenda), Mauro Cid (Comunicação), Bosco Cruz (Esporte e Cidadania), o presidente do CuiabáPrev, Ronaldo Taveira e a secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel.