Educação /

21 de Setembro de 2012 11h36

Cuiabá sedia Fórum de promoção da igualdade racial

21/09/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


O Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realizam hoje (21-09), em período integral, o segundo dia do Encontro Regional do Fipir/Seppir Centro-Oeste.
 

O evento tem como objetivo integrar gestores, socializar experiências, analisar a execução e resultados das Políticas de Ação Afirmativa nas várias esferas do governo e promover articulação com os movimentos Negro e Indigenista, além de propor ações que subsidiem a formulação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) para implementação de iniciativas que promovam a igualdade racial e enfrentamento do racismo. 

Realizado no Teatro Maestro China, na SME, o encontro conta com a participação gestores municipais da região Centro-Oeste, como o secretário municipal de educação de Cuiabá, Silvio Fidélis, o representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Governo Federal, Marcos Willian Bezerra, o secretário estadual de educação, Ságuas Moraes, a secretária de igualdade Racial do Distrito Federal, Josefina Serra dos Santos, e a coordenadora regional do Fepir, Jacy Proença. 

O FIPIR 

O Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) é um organismo vinculado ao Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que visa a implementação de estratégias para a incorporação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR) nas ações governamentais de Estados e Municípios. Assim, o Fipir atua na articulação, capacitação, planejamento, execução e monitoramento das ações de implementação da Política de Igualdade Racial (PIR) no país. A adesão de Estados e Municípios ao Fipir o coloca como principal instrumento de implementação das políticas de PIR no conjunto da Federação.