Educação /

12 de Maio de 2012 08h35

Cuiabá ganha mais 12 centros de educação infantil

12/05/2012

Waldemir Félix-Assessoria/SME: (65) 3645 6578

A valorização da educação na gestão municipal de Cuiabá é uma das prioridades do prefeito Francisco Galindo que vem investindo na construção de salas de aulas e também na reforma de praticamente todas as unidades de ensino do município.

Nesses investimentos o prefeito Francisco Galindo conta com a importante parceria do Governo Federal que, através do Ministério da Educação, contemplou Cuiabá com um total de 23 centros de educação infantil. Desse total, foi inaugurado em fevereiro último o Centro de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, no bairro Liberdade, que atende 224 crianças de zero e 5 anos e 11 meses.

Outros 10 centros de educação infantil estão em construção e serão inaugurados até o final do ano, beneficiando os seguintes bairros: Passaredo, Pedra 90, Paiaguás, Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e outra unidade no Pedra 90, que é uma das regiões mais carentes em atendimento na educação infantil.

Os avanços que vem sendo registrados em Cuiabá tem o reconhecimento do Governo Federal que já autorizou a construção de mais 12 centros de educação infantil na Capital. Na segunda-feira (14-05) o secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho estará em Brasília participando do lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância, que contará com as presenças dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campelo e da Saúde, Alexandre Padilha.

Nessa solenidade Perminio Pinto e os ministros assinarão termos de compromisso que garantirão a abertura de 2.480 novas vagas para atendimento de crianças de zero a 5 anos e 11 meses, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Com a construção desses 12 novos centros, Cuiabá terá 23 novas unidades oferecendo assim um total de 5.152 vagas.

Os seguintes bairros serão beneficiados: Areão, Santa Inês, Residencial Alice Novak, Recanto do Sol, Residencial Avelino Lima Barros, Serra Dourada, Altos da Serra, Dr. Fábio, CPA IV, Residenciais St.ª Terezinha, Salvador Costa Marque e Jardim Vitória.
As edificações seguem projeto-padrão e oferecem toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios são divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso.

O segmento pedagógico tem duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolvem suas atividades durante o tempo em que permanecem nos centros de educação infantil.