Educação /

07 de Maio de 2013 11h54

Cuiabá adere ao projeto do Parlamento Mirim

07/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá aderiu ao Projeto Parlamento Mirim, desenvolvido pela Assembleia Legislativa através do Programa Jovem Cidadão. O termo de cooperação entre o Município e a Assembleia foi assinado durante lançamento da 5ª legislatura do projeto, realizado na manhã desta terça-feira (07).

Participam do Parlamento Mirim estudantes do Ensino Fundamental das redes pública e privada de ensino. A ideia é fazer com que eles conheçam, na prática, o funcionamento do Legislativo Estadual.

Para participar, os alunos elaboram Projetos de Lei. Cada escola elege o melhor projeto, que, posteriormente, passa por outra seleção. Os autores dos 24 melhores projetos são eleitos “deputados mirins” e permanecem no “mandato” durante um ano, apresentando e votando projetos.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, a iniciativa é muito importante e contribui para a formação de cidadãos de bem.

“A Secretaria Municipal de Educação apoia essa iniciativa e vai difundi-la na Rede Municipal de Ensino, para que tenhamos o maior número possível de alunos participando. Esse projeto vai permitir que eles entendam a importância do parlamentar e das eleições, contribuindo para que, no momento do voto, tenham uma consciência mais clara de sua responsabilidade”, disse o secretário.

O superintendente do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, Abílio Camilo Fernandes, agradeceu a adesão da Prefeitura de Cuiabá ao projeto.

“Cuiabá é nosso parceiro desde a primeira legislatura. Agora, na administração do prefeito Mauro Mendes, esperamos que esse trabalho se fortaleça ainda mais e envolva o maior numero de alunos”, declarou.

Além de Cuiabá, também aderiram ao projeto a Secretaria de Estado de Educação e os municípios de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Acorizal e Dom Aquino.