Educação /

22 de Novembro de 2012 13h56

Coordenadores pedagógicos de Cuiabá recebem informações sobre kit de arte para Educação Ambiental

22/11/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Arte e Educação Ambiental. Essa é a parceria proposta pela Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e o artista plástico Victor Hugo, por meio da distribuição do kit “Arte em defesa dos Animais do Pantanal, Amazônia e Cerrado” a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino da capital.

Nesta quinta-feira (22-11) pela manhã, o artista se reuniu com coordenadores pedagógicos do município, nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feiccs), para apresentação e orientações na utilização material.

A iniciativa tem a finalidade de ampliar o conhecimento de alunos e professores sobre a fauna desses ecossistemas e a importância da preservação e proteção dos animais que estão em risco de extinção.

Durante o encontro, Victor Hugo falou sobre a origem do projeto e das possibilidades de trabalho com a proposta. “Podemos desenvolver uma grande ação de conscientização de Educação Ambiental com esse kit por meio das informações contidas nele. Além disso, os alunos podem dar vida aos animais por meio da pintura, da liberdade de expressão”.

Na avaliação da assessora pedagógica da SME, Maricelia Padilha, a utilização do material oportuniza a vivência da arte pela pintura, além de estimular a imaginação, a criatividade e a consciência ambiental, pois o livro traz informações sobre os animais pertencentes a esses ambientes. “Um outro aspecto desse trabalho é a valorização de um artista da região tendo em vista que, muitas vezes, nossos alunos apenas conhecem produções artísticas de autores distantes”.

A cerimônia de lançamento oficial do kit será realizada amanhã (23-11), às 8h, na escola municipal Henrique da Silva Prado, no bairro Areão, quando os estudantes receberão o material, que consiste em um livro ilustrado bilíngüe (português e inglês), um caderno para colorir e uma caixa de giz de cera. Na oportunidade, os alunos poderão interagir com o autor da obra.