Educação /

22 de Novembro de 2013 17h22

Conselheiros de Alimentação Escolar de Cuiabá recebem Curso de formação

22/11/2013

Rosane Brandão

Os 28 membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Cuiabá (14 titulares e 14 suplentes) estão participando de um curso de formação, que tem como principal objetivo aprimorar o conhecimento de suas atribuições e competências, principalmente em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O curso, que terá duração de dois dias, sexta-feira (22) e sábado (23), totalizando uma carga horária de 16 horas, está sendo lecionado pelo Cecane (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar) da Universidade Federal de Goiás (Região Centro-Oeste), vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar é um órgão de caráter fiscalizador, de assessoramento e acompanhamento da aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar e controle da execução do PNAE.

A equipe do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Cuiabá tomou posse em agosto deste ano e vai atuar no quatriênio 2013 a 2017. “Cada conselheiro tem sua obrigação dentro do Conselho e essa formação será importante para nos dar subsídios e para que cada um entenda qual é o seu papel, quais suas responsabilidades e competências enquanto um membro do órgão”, disse a presidente do Conselho Térsia Martins Dianez, lembrando que o trabalho dos conselheiros é voluntário.

O Conselho é composto por representantes do Poder Executivo Municipal; dos trabalhadores da educação; representantes de pais e alunos; e de entidades Civis organizadas, que são representadas pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) e de Nutrição (CRN) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além dos conselheiros o curso também é direcionado para nutricionistas da Coordenadoria de Programa da Alimentação Municipal de Cuiabá e técnicos da Diretoria Geral Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que são responsáveis pelo Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) do FNDE.

O curso foi coordenado pelas nutricionistas do Cecone, Narayanne Antonelli Calácio e Bibiana Arantes Moraes.

Cecane - foi criado por meio de uma parceria ente o FNDE a Faculdade de nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem como objetivo prestar assessoria científica, técnica e operacional ao FNDE, estados e municípios quanto à qualificação e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio de pesquisa e extensão.

No próximo ano a parceria do Cecane se estenderá à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que será responsável em auxiliar os municípios do estado em relação à alimentação escolar.