Educação /

14 de Outubro de 2013 16h45

Concurso culinário vai premiar melhor receita criada por técnicos de nutrição escolar

14/10/2013

Rosane Brandão

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove na quarta-feira (16), às 18h30, a final do concurso culinário 2013, direcionado a todos os Técnicos de Nutrição Escolar (TNE) da rede municipal de educação de Cuiabá. A premiação aos vencedores será realizada na data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação.

Coordenado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria, o concurso vai eleger e premiar as melhores receitas criadas pelos TNEs e a primeira colocada, será inserida no cardápio de 2014 da alimentação escolar das escolas e creches municipais.

O julgamento será feito por uma banca examinadora, formada por nutricionistas, gastrônomos e representantes da Secretaria de Educação.

Conforme explica a coordenadora de Nutrição Escolar da SME, Mônica Rosa da Silva, alguns critérios devem ser levados em consideração na hora de preparar a receita, como disponibilidade dos alimentos e a preferência por produtos regionais; custo acessível, aceitação do alimento pelos alunos, além de conter os nutrientes necessários para uma boa alimentação infantil.

Segundo a nutricionista, a iniciativa é uma forma de incentivar e prestigiar o trabalho dos técnicos de nutrição escolar, para que cada vez mais estes se especializam na área de alimentação escolar. “Nosso objetivo é fazer com que o TNE se envolva cada vez mais com a questão da alimentação escolar e não se veja apenas como uma cozinheira”.

Pelo menos 68 mil refeições são servidas diariamente para atender quase 50 mil alunos das 145 unidades escolares de Cuiabá.

Cinco receitas foram selecionadas para concorrer na final do concurso. As finalistas são:

Marly de Jesus Lima, da creche Aecim Tocantins, com a receita Carne moída com proteínas da soja e legumes;

Jucimaire Paes de Arruda, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Leonel Brizola, com a receita Pavê de maçã;

Maria Liana Rodrigues dos Santos, Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Sebastião, com a receita Lasanha de Berinjela;

Sebastiana da Silva de Souza, do CMEI Leonel Brizola, com a receita Carne enriquecida;

Agraiza Vieira de Souza, Emeb Jescelino José Reiners, receita Farofa nutritiva colorida