Educação /

16 de Maio de 2012 15h46

Centros de Educação Infantil trazem comodidade e melhoram atendimento à população

16/05/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

Cuiabá terá mais 12 Centros de Educação Infantil. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, que participou na última segunda-feira (14), em Brasília, do lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância, onde foram assinados os termos de compromisso que garantem a autorização, por meio do Governo Federal, para a construção dessas unidades, totalizando então 23 novos espaços destinados à primeira infância e pré-escola.

Estes 12 Centros atenderão os bairros Areão, Santa Inês, Residencial Alice Novak, Recanto do Sol, Residencial Avelino Lima Barros, Serra Dourada, Altos da Serra, Dr. Fábio, CPA IV, Residenciais Stª Terezinha, Salvador Costa Marques, e Jardim Vitória.

No final do ano passado, a capital foi contemplada com 11 espaços como esse. Um deles foi inaugurado no Jardim Liberdade, em meados de fevereiro. O Centro de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola atende cerca de 240 crianças, beneficiando toda a região. Outros 10 Centros com a mesma capacidade estão sendo construídos em Cuiabá, financiados pelo programa Proinfância, que é desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de recursos próprios do município.

A previsão é que quatro sejam entregues no segundo semestre deste ano, e seis no início de 2013. Dessa forma, estes 10 Centros aumentam e melhoram a capacidade de atendimento da rede, beneficiando os seguintes bairros: Passaredo, Paiaguás, Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e duas unidades no Pedra 90, que é considerada uma das regiões mais carentes em atendimento à Educação Infantil.

Estas obras trazem à capital um total de 5.152 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma: Cada um dos bairros que será contemplado nesta primeira etapa de construção atenderá a mesma quantidade do Centro já inaugurado -240 crianças. Sendo assim, os 11 somam 2.672 vagas. Já os outros doze, com a mesma capacidade, oferecem 2.480 vagas. No entanto, nesta segunda etapa, duas unidades serão menores, as do bairro Jardim Vitória e do bairro Dr. Fábio, comportando 120 crianças.

A região do CPA, que até então não conta com unidades de atendimento às crianças, poderá dispor dos serviços dos dois Centros de Educação Infantil que serão construídos, um no CPA III e outro no CPA IV.

Outro destaque desse investimento é o fato de os residenciais Alice Novak, Stª Terezinha I, II e III, e Avelino Lima Barros também contarem com serviços de creche e pré-escola em um único espaço.

Hoje, Cuiabá conta com 51 creches e um Centro de Educação Infantil, atendendo 5.816 crianças. Após a conclusão destas obras, este número aumentará significativamente, já que 10.968 vagas serão oferecidas.

O que o Centro de Educação Infantil proporciona?

Atendimento

Enquanto as creches oferecem atendimento às crianças de zero a três anos, o Centro de Educação Infantil atende crianças de zero a cinco anos e 11 meses no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até três anos), Creche III (três anos até quatro anos) e Pré-Escola, que atende alunos na faixa etária de quatro até cinco anos e 11 meses.

Estrutura

Os prédios são divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso. O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos Centros de Educação Infantil.