Educação /

14 de Fevereiro de 2012 17h00

Centro de Educação Infantil beneficia bairro Liberdade

14/02/2012

Giovania Teixeira Duarte-SME-3645-6578

A prefeitura de Cuiabá, por meio as Secretaria Municipal de Educação (SME) inaugurou nesta terça-feira (14-02) o Centro de Educação Infantil “Leonel de Moura Brizola”, no Bairro Liberdade, região do Coxipó. O espaço beneficia 224 crianças de zero a 5 anos e 11 meses no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até 3 anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende alunos na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

Outros 10 Centros com a mesma capacidade estão sendo construídos na capital e serão entregues até o final do ano, financiados pelo programa Proinfância, que é desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de recursos próprios do município.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, disse que os investimentos feitos na educação municipal é resultado de trabalho da atual gestão somada às iniciativas anteriores ao seu governo. “Agora começamos a colher os frutos”.  

O prefeito também adiantou que no primeiro semestre deste ano serão distribuídos 4.096 tablets para alunos do Ensino Fundamental da rede de ensino do município e, até o final do ano, esse número dobrará. “Também entregaremos 34 novos ônibus escolares e vamos reformar 50% das unidades educacionais existentes. Estamos fazendo um trabalho de gestão séria e a população verá que valeu a pena acreditar na nossa administração”, afirmou.

“Os resultados positivos que temos hoje na educação de Cuiabá só é possível com o comprometimento de todos os funcionários que atuam na rede”, destacou o secretário de educação, Permínio Pinto Filho, durante o evento.

Segundo ele, outra ação fundamental para esse sucesso é a participação da comunidade nesse processo. “Só daremos conta de cuidar do bem público e melhorar nossos índices na educação se contarmos com a parceria de todos vocês”, disse referindo-se aos pais de alunos presentes.

Permínio ainda informou que a prefeitura celebrará convênios para a construção de mais 14 Centros de Educação Infantil até 2014. “Isso significa que nos próximos 36 meses Cuiabá terá 25 unidades de ensino como esta. Também estamos investindo em equipamentos e material pedagógico para as escolas e creches. Este será um ano de muito trabalho para cumprirmos a meta de termos uma educação de mais qualidade para a nossa população”, concluiu.

Comprometimento

A diretora designada pela SME para organizar as atividades relacionadas ao ensino e aprendizagem na unidade no período que antecedeu a inauguração da unidade, Dalva Do Carmo Ferreira, destacou a importância da política para a Educação Infantil na rede e a parceria com a equipe da secretaria. “Perseguimos dia-a-dia o melhor para nossas crianças, realizando nosso trabalho junto às 50 creches do município. Sabemos da importância desse prédio para os nossos alunos e nossos funcionários. No entanto, sem a ação educativa, ele de nada adianta”, analisou.

“Essa escola é a realização de um sonho dessa comunidade”, revelou a atual diretora do centro, Mariluce da Silva.  

Segundo ela, o espaço agradável e receptivo, aliado ao comprometimento dos funcionários, é favorável ao desenvolvimento de uma educação de qualidade. “A Educação Infantil é a base para uma trajetória escolar de sucesso. Os pais sabem que oferecemos um ensino de qualidade para as crianças, além de estarem bem cuidadas”.

Opinião compartilhada pela dona de casa Claudinéia Sabino Bernardo, 25 anos, moradora do bairro Jardim Fortaleza, que tem um filho de dois anos que estuda na unidade. “Nunca vi um lugar como esse destinado a crianças da rede pública. É um ambiente ventilado, higiênico e adaptado para as crianças pequenas. Além disso, sabemos que nossos filhos estão seguros”.

Novos Centros

Os outros 10 Centros de Educação Infantil que estão sendo construídos atenderão as comunidades dos bairros Jardim Passaredo, Pedra 90, Paiaguás, Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso. O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos Centros de Educação Infantil.

Também participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel, o secretário municipal de Esporte e Cidadania de Cuiabá (SMEC), João Bosco Cruz,, o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral, diretora de gestão de pessoas, Dilma Alves da Silva, do presidente do bairro Liberdade, Luciano Rodrigues e o administrador da Regional Sul, Carlos Nery Souza.