Educação /

07 de Maio de 2012 09h54

Bibliotecas Saber com Sabor atraem crianças e adolescentes na Ação Global

07/05/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578


A tenda das Bibliotecas Saber com Sabor, mantidas pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), foi uma das atrações da 19ª edição da Ação Global, realizada no último sábado (05-04), no bairro Morada do Ouro, no Centro de Espiritualidade e Convenções João Paulo II, o SESI Papa.

O evento foi promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pela Rede Globo, e ofereceu ações  nas áreas de saúde, educação, lazer e responsabilidade social. 

As bibliotecas Saber com Sabor funcionam em diversos bairros da capital, atendendo estudantes da rede municipal de ensino, de outras escolas e da comunidade em geral. 

Algumas das atividades oferecidas pelas Bibliotecas para as crianças e adolescentes que visitaram o espaço, foram as trocas e doações de livros de diversos gêneros da literatura, pintura livre com tinta, lápis de cor e cera, além de contação de histórias. 

Também foram disponibilizadas obras infanto-juvenis para o público com alguma deficiência visual. Em Cuiabá, as bibliotecas “Saber com Sabor” contam com material de histórias em Braille e letras em alto relevo, adquiridos por meio de uma parceria entre a fundação Dorina Nowill e do Instituto Votorantim. 

De acordo com a coordenadora dos espaços, Edvair Pereira Alves, a Saber com Sabor tem a característica de estar presente em diversos lugares, como praças e movimentos, como é caso do projeto projeto “Valorizando Vidas em seu Bairro”, também desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá. 

“Este ano estamos ampliando nosso acervo e nossas ações, pois sabemos que pela leitura desenvolvemos o raciocínio, ampliamos nosso conhecimento e trabalhamos nosso imaginário. Outra questão que a leitura permite é a aproximação dos pais com os filhos. Para isso, elaboramos 15 dicas aos pais para que despertem nos filhos o gosto pela leitura, como o cultivo de um momento para contar histórias para as crianças, além de dar oportunidade para elas se expressarem”, explica a coordenadora. 

A biblioteca itinerante é outra iniciativa da Ação. Serão disponibilizadas diversas obras nos terminais de ônibus da capital para livre acesso da população à leitura. “Esse projeto receberá o nome de “Biblioteca Consciente”. porque contará com a responsabilidade do leitor para que empreste o livro e devolva. Assim, ele dará oportunidade a outras pessoas de usufruírem dos benefícios da leitura”, explica a coordenadora. 

Segundo ela, a proposta será implementada no segundo semestre deste ano, assim como oficinas de artesanato direcionadas à comunidade. 

A secretária Silvania Pereira Leite levou uma das filhas para conhecer o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas e disse compreender a importância de estimular a leitura. “Sabemos que os livros são a nossa grande fonte de conhecimento e isso, no decorrer da vida, acaba resultando em aprendizagem. Lá em casa, incentivamos as meninas a lerem com a aquisição de livros e ajuda nas tarefas da escola”, conta. 

A primeira unidade da Saber com Sabor foi a Clóvis Cardozo, inaugurada em 2001 pela prefeitura de Cuiabá. Outros seis bairros da capital (Santa Isabel, Pedregal, Dom Aquino, Pedra 90, Cidade Verde e Osmar Cabral) também contam com a bilbioteca, gerenciadas e mantidas pela SME. Além do ônibus itinerante, que circula pelas diversas regiões cidade. 

Atualmente, as unidades contam com terminais de acesso à internet e algumas já estão climatizadas. O acervo chega a 58 mil livros nas áreas de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira, além de revistas, gibis, livros didáticos e dicionários. 

O objetivo do projeto é oportunizar o acesso gratuito à leitura para a comunidade da capital.