/

19 de Setembro de 2013 10h07

Biblioteca itinerante estará no Horto Florestal na Semana da Árvore

19/09/2013

Rosane Brandão

A biblioteca itinerante Saber com Sabor, da Secretaria Municipal de Educação, estará nesta sexta-feira (20) no Horto Florestal de Cuiabá realizando várias atividades em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

As atividades da biblioteca fazem parte da programação da 2ª Semana da Árvore – Árvore Minha Amiga, direcionada às escolas de ensino fundamental da rede municipal. Todas as atividades terão cunho ambiental, como exposição de obras sobre o Cerrado, fauna e flora mato-grossense, oficinas, contação de histórias e roda de conversa.

Conforme a coordenadora da biblioteca Saber Com Sabor, Edvair Alves, entre as oficinas realizadas com as crianças está a de bolinha de sementes. “A bolinha é feita de argila com adubo e dentro dela tem uma sementinha de árvore nativa do cerrado. Quando jogada em algum terreno a bolinha derrete e germina uma nova árvore”, explica a coordenadora.

Edvair Alves explica que a oficina faz parte do projeto de “Galho em Galho”, que será lançado nesta sexta-feira e passará a ser realizado constantemente nas bibliotecas Saber com Sabor. “O objetivo dessa oficina é incentivar o reflorestamento, principalmente de terrenos baldios, que sofrem com as queimadas”.

O projeto de Galho em Galho também inclui a oficina de papel reciclado. “Vamos ensinar a importância da reutilização do papel, explicando como ele é feito e quantas árvores precisam ser derrubadas para esse fim”, completou Edvair Alves.

A 2ª Semana da Árvore – Árvore Minha Amiga é uma realização das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação e de Serviços Urbanos e conta com a parceria do Batalhão da Polícia Ambiental.