Educação /

14 de Janeiro de 2014 08h40

Ano letivo na rede municipal inicia com Semana Pedagógica para profissionais da educação

14/01/2014

Rosane Brandão

Pelo menos seis mil profissionais da educação da rede municipal de Cuiabá retornaram nesta segunda-feira (13) às suas atividades nas unidades de ensino, dando o início ao ano letivo de 2014. Cada um foi recepcionado pela equipe gestora de sua respectiva unidade de ensino, onde foi promovido um momento de acolhimento aos servidores.

O retorno dos professores e técnicos ao trabalho, tanto efetivos como contratados, foi marcado pelo início da Semana Pedagógica, que segue até o dia 17 de janeiro. No primeiro dia de trabalho eles foram recepcionados em suas unidades e nos dias seguintes participarão de formações.

“Será uma semana de formação continuada para todos os profissionais da rede municipal, inclusive para os 758 concursados que tomaram posse na semana passada e estão assumindo seus cargos esta semana.”, explicou a secretária-adjunta de educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, que percorreu nesta segunda-feira algumas unidades de ensino para dar as boas vindas aos servidores.

Conforme ressaltou a secretária-adjunta, a Semana Pedagógica é um momento em que todos os profissionais fazem o planejamento das atividades e se preparam para o início do ano letivo, que começa no dia 21 de janeiro. “Esperamos que cada unidade escolar possa ser referência para a comunidade, não só em relação ao trabalho dos profissionais, mas também com um sistema pedagógico que tenha um ensino de qualidade e estimule o aluno em seu aprendizado”, completou a secretária.

A professora Maria de Lourdes Pereira está assumindo este ano a direção da escola Maria Dimpina e espera promover um grande trabalho para conquistar o interesse dos alunos e fazer a diferença na qualidade do ensino. “Vamos promover atividades diferenciadas e atrativas para que o aluno tenha vontade de vir para a escola estudar”.

A diretora da escola José Torquato da Silva, professora Alais Bulhões, também assumiu a direção da escola este ano e diz que a expectativa para o início do ano letivo com os alunos é muito grande. “Temos uma equipe empenhada que vai trabalhar pensando no melhor para o aluno”.

Em ano de Copa do Mundo, o tema deve ser enfatizado pelos professores que estão planejando suas aulas.

É o caso da professora de artes Fabiana Lima Camargo, que leciona na escola Maria Dimpina, na região do Coxipó. Ela diz que está ansiosa para começar o ano letivo e trabalhar o tema com seus alunos. “Vamos dar um enfoque maior na arte e cultura local, sempre fazendo uma ligação com a Copa do Mundo. Queremos valorizar nossa cultura e promover nossa cidade”.

Nesta terça-feira (14) as atividades da Semana Pedagógica prosseguem com formações realizadas nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça; na Escola Municipal Maria Dimpina, localizada na avenida Fernando Corrêa; na Sede da Secretaria Municipal de Educação; e na escola Estadual Presidente Médici, nesta escola a formação será realizada no período noturno para os profissionais que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na terça e quarta-feira (14 e 15) a formação será para os professores, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), equipes gestoras e articuladores do Programa Mais Educação.

Na quinta-feira (16) será a vez dos técnicos (Nutrição Escolar; Multimeios Didáticos; Administradores de Escolas; e Serviços Gerais) se reunirem para planejar o ano letivo.

Na sexta-feira (17) as atividades retornam para as unidades de ensino. A aula inaugural do ano letivo de 2014 da rede municipal será realizada no dia 20 de janeiro, às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.