Educação /

27 de Setembro de 2013 11h35

Alunos participam de aula de campo em fazenda histórica de Cáceres

27/09/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 50 alunos do 6° ano da escola Senador Darcy Ribeiro, do bairro jardim Industriário I, participam neste sábado (28) de aula de campo em uma fazenda localizada no município de Cáceres (a 215 quilômetros de Cuiabá). A aula será na Fazenda Jacobina, um dos maiores símbolos da história colonial do Brasil.

Segundo a professora Aparecida Anderson, articuladora do programa Mais Educação, a escola Darcy Ribeiro tem  como tema gerador “Um Mundo Melhor: Cuiabá, Portal da Diversidade Numa Proposta Sustentável” e, juntamente com o Programa Mais Educação em sua matriz curricular, desenvolve os projetos escolares de forma interdisciplinar.

Conforme pesquisa realizada pela escola, a Fazenda Jacobina foi um importante estabelecimento produtor de charque e de açúcar. Abastecia grandes centros brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro. A construção da fazenda consiste em um importante sobrado colonial, feito com taipa de pilão, uma das tradicionais técnicas construtivas da época colonial.

Entre os anos 1829 e 1852 a fazenda era a mais rica da província, tanto em área quanto em produção. Tinha cerca de 60 mil cabeças de gado, 200 escravos e número igual de alforriados. Entrou em decadência a partir de 1888, após a abolição da escravatura.

“Essa viagem histórica à Fazenda Jacobina proporcionará aos alunos uma experiência de vida e de aprendizagem significativa. Eles voltarão no tempo para conhecer uma época muito importante da história de nosso país, que foi o período da escravidão”.

Além da história, também será trabalhado com os alunos a área geográfica e a questão socioeconômica da fazenda, que influenciou muito a vida econômica do país na época.

A área pantaneira será trabalhada com a professora de Ciências. Na Matemática será realizado com os alunos as tabelas e gráficos referentes ao projeto, juntamente com português em documentários e história em quadrinhos. A arquitetura e sua cultura abolicionista serão trabalhadas na disciplina de Artes.

No Programa Mais Educação os alunos vão fazer um recorte de trabalho envolvendo todas as áreas e a parte de documentários, registros, avaliação em relatórios e a culminância no fim do ano.

A professora Aparecida Anderson, explica que para chegar à fazenda os alunos vão passar pela rodovia BR-070, deparando com lindas paisagens naturais do cerrado matogrossense, como os ipês, a serra do Mangabal, além de muitas fazendas de vários estilos.

Segundo a professora de história, Rita de Cássia Santana Kiss, a fazenda é um local que traz em si a história de um período em que o Brasil tinha como principal mão de obra a escravidão africana e, conhecer o local, será a concretização de algo que os alunos aprenderam em sala de aula. “Essa aula de campo nos permitirá ir além das poucas imagens e palavras que eles aprenderam entre quatro paredes. Ir até a fazenda, significa sentir, tocar e ver na prática fatos marcantes que aconteceram em nossa história e que jamais poderiam deixar de ser vivenciadas por nossos alunos”.

O aluno Igor Galvão da Silva, 11 anos, diz que está ansioso para realizar a visita à fazenda e conhecer de perto o que aprendeu em sala de aula. “Acredito que vou aprender muito sobre a sua história, já que é uma fazendo do século XVIII e XIX e que tinha muitos escravos”.

Os alunos vão sair de Cuiabá às 6h30, com previsão de chegada à fazenda às 9h30.