Educação /

23 de Setembro de 2010 18h04

Alunos mostram produções da Escola de Tempo Integral na praça

23/09/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Alunos da rede municipal de ensino da capital que participam do Programa Escola de Tempo Integral, o Educa Mais, farão amanhã (24-09), das 8 às 11h, e de 14 às 17h, na 8 de Abril, uma mostra das atividades desenvolvidas nas 40 escolas onde o projeto está implementado.

No Educa Mais na Praça, os visitantes poderão ver os trabalhos realizados pelos alunos nas áreas de cultura, esporte e educação, no período inverso em que estudam. Esses estudantes ficam na escola durante sete horas e meia diárias.

Entre as atrações, estão apresentações de dança, música, coral, judô, karatê, xadrez, capoeira, fanfarra, além de atividades artísticas e culturais.

Em Cuiabá, a Escola de Tempo Integral (Educa Mais) foi implementado em agosto de 2008, com recursos próprios da prefeitura de Cuiabá, e atendeu, de início, 10 escolas que tiveram desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo de 2,9. Em setembro do mesmo ano, com incentivos do governo federal, foi ampliado para 31 escolas e passou a atender 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores.

Hoje a rede municipal de ensino da capital atende 12 mil alunos em 51 escolas, onde freqüentam atividades educativas, culturais e esportivas no período inverso em que estudam.

Além da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), a ação envolve as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Esporte e Cidadania, Cultura, Saúde e Meio Ambiente. Cada secretaria oferece atividades nas unidades escolares de acordo com sua área de atuação.

O programa é uma das ações da Prefeitura de Cuiabá para promover o desenvolvimento pleno do aluno, buscando a melhoria do seu desempenho escolar e ampliação do universo de experiências artísticas, culturais, esportivas, ambientais e de assistência à saúde, ao mesmo tempo em que se educa para a cidadania ativa.

Mais informações:
(65) 3645-6578