Educação /

15 de Junho de 2012 15h10

Alunos, escolas e famílias que ajudam no combate à dengue são premiados

15/06/2012

Giovania Teixeira Duarte (65) 3645-6578


O projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público, realizou hoje (15-06) o segundo sorteio entre alunos, escolas da rede de ensino e famílias que colaboram no combate ao Aedes Aegypti

Implementado em 2010, a iniciativa oferece a estudantes do município, de cinco a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da própria residência do aluno. 

O projeto é divido em duas fases: na primeira os estudantes visitarão residências e sensibilizarão os moradores para o combate aos possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A segunda etapa será a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema. 

Na avaliação da coordenadora de programas e projetos da SME, Elizany Rosa, o programa tem apresentado resultados muito positivos, pois agrega forças de todos os segmentos da comunidade escolar. “Temos alunos, pais, professores e funcionários das nossas escolas envolvidos no combate à doença. Até este momento, já foram 20 mil residências visitadas. É importante também que todos os professores trabalhem o tema na disciplina que ministram e realizem uma ação integrada”. 

A coordenadora do projeto na escola municipal Pedrosa de Moraes e Silva, no bairro Novo Paraíso, Lurdes Zélia Lima Alencar, destacou as diversas atividades desenvolvidas com os alunos para a conscientização a respeito do tema. “Realizamos uma passeata pelo bairro para sensibilizar as pessoas sobre o problema, visitamos as residências, enviamos comunicados aos pais e estamos trabalhando o tema no cotidiano da escola”. 

Essa postura também é adotada pela escola municipal Ezequiel de Siqueira, no bairro Araés, com atividades de consciência ambiental na coleta seletiva do lixo, produções de texto e peças de teatro. “Os alunos são muito engajados e atentos ao problema, pois observam se no ambiente da escola não possui criadouros e, com certeza, levam essa consciência para casa. Podemos dizer que nossos alunos, de fato, se tornaram agentes de combate à dengue”, observou a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Melissa Teixeira. 

A premiação foi realizada por meio de sorteio às residências, às escolas e agentes mirins que desenvolvem medidas de prevenção à doença. Entre os prêmios estavam eletrodomésticos e para as famílias e unidades de ensino, e bicicleta para os estudantes. 

No ano passado, o Agente Mirim Contra a Dengue mobilizou 12 mil alunos e 25 mil residências na capital. Os estudantes premiados receberam bicicletas e vídeo games e, os proprietários dos imóveis, eletrodomésticos. Em 2012, a meta é atingir 40 mil alunos e 80 mil famílias. 

O evento foi realizado no Teatro Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação.