/

19 de Outubro de 2013 08h43

Alunos de escolas municipais conquistam títulos no campeonato nacional de Karatê

19/10/2013

Rosane Brandão

Alunos de duas escolas da rede municipal de Cuiabá fizeram bonito no XIX Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, realizado neste final de semana na cidade de Porto Alegre (RS). A participação deles no campeonato resultou em cinco medalhas para Mato Grosso, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze.

A melhor colocação foi da aluna Mykaelle Martins da Silva, 9 anos, da escola Doutor Fábio Firmino Leite. Ela ficou em primeiro lugar na categoria Kumite individual feminino 9 e 10 anos. A medalha de prata nesta categoria ficou com a aluna Crislayne Mendes da Silva, 10 anos, também da escola Doutor Fábio.

A escola Octayde Jorge da Silva, do bairro Tancredo Neves, conquistou três medalhas no campeonato. Duas delas de prata e uma de bronze.

Os alunos Eduardo Gabriel Ferreira, 12 anos, e Thais Gonçalves, 14 anos, ficaram com o segundo lugar na categoria Kumite individual masculino 11 e 12 anos e feminino 13 e 14 anos, respectivamente. Os dois alunos também conquistaram o segundo lugar no campeonato do ano passado, que foi realizado em Cuiabá.

O terceiro lugar da categoria Kumite individual 9 e 10 anos ficou com a aluna Talita Arruda, de 9 anos.

Ao todo participaram do campeonato nacional oito alunos da rede municipal. Eles competiram com atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Todos os alunos cuiabanos foram recebidos com festa em suas respectivas escolas. Na Octayde Jorge, eles foram homenageados em uma cerimônia de agradecimento e entrega simbólica de medalhas, que contou com a participação de todos os alunos.

“Nossos pequenos atletas estão de parabéns. A conquista deles é uma prova de que o Programa Mais Educação está dando certo, trazendo muitas alegrias para nós”, disse o diretor Bernardino Leôncio de Arruda, da escola Octayde Jorge.

A professora de artes marciais da escola Octayde Jorge, sensei Adenair de Moraes Santos, também competiu no campeonato e conquistou a medalha de ouro na categoria 46 a 51 anos. A sensei já é tricampeã nesse campeonato.

“O que mais me emocionou foi estar em um estado totalmente diferente do nosso e ver nossos alunos competindo de igual para igual com outros atletas, inclusive de escolas particulares. Tudo isso que vivemos foi uma experiência maravilhosa e com certeza eles não vão esquecer”, disse Adenair de Moraes, lembrando que costuma trabalhar com as crianças o emocional também.

“Eu costumo dizer para eles que não tem problema de perder, pois a gente cai, mas levanta e continua, sem desistir nunca e é assim que eles têm feito”, continuou.

Segundo o presidente da Federação Matogrossense de Kaatê ShotoKan, João Félix dos Santos Filho, a prática do Karatê contribui para a melhoria da saúde do atleta, ajuda no desenvolvimento psicológico, dá maior resistência e, principalmente, melhora o comportamento em sala de aula e na própria casa com os familiares. “O karatê ensinado com disciplina ajuda na formação do caráter da pessoa”.

João Félix destaca que se os alunos tiverem força de vontade, determinação e disciplina podem se tornar grandes atletas. “Depende muito mais deles do que qualquer outra coisa”.

A aluna Tais Gonçalves diz que quer se firmar no esporte, tornando-se uma grande atleta. Para isso se espelha na professora Adenair. “Meu objetivo é chegar ao nível de faixa-preta, representar meu Estado lá fora, quem sabe até em uma olimpíada e conquistar muitos títulos”.

A admiração pela professora de Karatê é quase unanimidade entre os alunos. Eduardo Gabriel também se espelha nela e sonha em ter uma carreira vitoriosa pela frente.

“O Karatê foi uma grande oportunidade na minha vida, antes dele eu só vivia na rua, correndo risco de me envolver com coisa que não presta”, disse o aluno, acrescentando que a mãe é sua maior incentivadora em casa.

Na escola os alunos contam com a ajuda de uma “amiga da escola”, como é carinhosamente conhecida dona Maria Lúcia dos Santos. É ela que prepara o lanche para eles quando vão participar de algum evento fora da escola. Além disso, ela lava o uniforme do karatê deles e, se precisar, até costura.

“Faço isso porque gosto, tenho um carinho muito grande por eles”, diz dona Maria emocionada com a conquista dos pequenos atletas.

Conforme destaca a professora Maralúcia Rodrigues Ferreira, articuladora do Mais Educação na escola Doutor Fábio, a maioria dos alunos que participam do Programa são crianças carentes financeiramente e jamais teriam condições de pagar para praticar um esporte como esse.

“Esse programa é muito bem visto e quisto pela comunidade. Os pais são trabalhadores e confiam em deixar seus filhos na escola, que acaba sendo referência para eles”.