Educação /

16 de Março de 2012 08h34

Alunos de Cuiabá se apresentam em evento do Dia Mundial do Consumidor

16/03/2012

Giovania Teixeira Duarte-SME-3645-6578

Diversas apresentações artísticas e culturais marcaram a comemoração do Dia Mundial do Consumidor promovida na quinta-feira (15-03), na Praça Alencastro, pela Superintendência de Defesa do Consumidor - PROCON/MT. Entre elas, as fanfarras e bandas de percussão das escolas municipais Esmeralda Fontes, no bairro Santa Rosa, e Estevão Alves Correa, da Comunidade Rural Rio dos Peixes, os corais dos alunos da Maximiano Arcanjo da Cruz, no Santa Laura, e Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica.

O evento também contou com a apresentação do grupo de siriri da escola municipal rural Nossa Senhora de França, do Distrito do Coxipó do Ouro. Essas atividades são desenvolvidas pela Escola de Tempo Integral, no município de Cuiabá, em 62 unidades de ensino da rede e atendem cerca de 8 mil alunos.

A iniciativa da administração do PROCON-MT em convidar diversas entidades que desenvolvem programas sociais na capital para se apresentarem no evento, segundo a superintendente da entidade, Gisela Simona, foi relacionada ao fato do dia fazer referência ao exercício da cidadania.

“Esses projetos existem, desenvolvem um trabalho muito importante para sociedade e, muitas vezes, não são conhecidos. Essa é uma boa oportunidade para mostrarmos para a população”, disse Gisela.

Na avaliação do assessor pedagógico da SME, Ronaldo Fernandes de Figueiredo, quando os alunos saem da escola e vão para outros espaços educativos, ele ganha também como cidadão. “Trabalhamos o tema em sala de aula, mas é preciso que ele vivencie isso no cotidiano”.

O professor também adiantou que a Secretaria de Educação do município irá desenvolver este ano um projeto, em parceria com o PROCON-MT, que abordará temas relacionados ao direito do consumidor. “Trabalharemos assuntos como consumo, serviço, produtos duráveis e não duráveis, entre outros”.

O Educa Mais foi implementado pela Secretaria Municipal Educação de Cuiabá (SME) em 2008, em parceria com o MEC, e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao estudante uma frequência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias.