Educação /

19 de Junho de 2012 16h30

Alunos de Cuiabá participam de gincana e arrecadam 500 quilos de plástico

19/06/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


O objetivo de preservar o meio ambiente e conscientizar os alunos da rede pública municipal de ensino sobre a importância de se criar hábitos sustentáveis, resultou em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), Horto Florestal e a empresa Agro Amazônia.
 

Durante dois dias, alunos de seis Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) participaram da gincana “Escola Amiga da Natureza”, que teve como finalidade a arrecadação e coleta de materiais plásticos. O principal objetivo é fomentar a necessidade de cada um fazer a sua parte, limpar o meio ambiente e evitar a existência de focos do mosquito da Dengue. 

“O objetivo não era apenas o montante da coleta, mas principalmente conversar com os alunos sobre a importância de não manter o plástico na natureza.”, explica o assessor pedagógico da SME, José Roberto Stopa, um dos articuladores responsáveis pelo desenvolvimento de atividades voltadas à educação ambiental dentro das escolas. 

Juntas, as unidades conseguiram coletar cerca de 500 quilos de plástico, que foram doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cuiabá. A entidade vendeu o material e investiu o dinheiro nas obras de uma quadra no local. 

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Zilda Helena da Silva, esta iniciativa é importante porque faz com que as crianças percebam e entendam que boa parte do que se joga no lixo pode ser reaproveitada. “As crianças ficam mais interessadas quando notam que aquilo que é coletado pode ser reutilizado. Nesse caso, a gincana ajudou o meio ambiente, ajudou na formação desses alunos, e colaborou com a APAE. Foi um trabalho muito importante”, disse. 

Os alunos, junto com professores e a equipe gestora, passaram a manhã no Horto Florestal, onde tiveram a oportunidade de fazer trilha, ter contato com animais e com a natureza. “Isso é muito legal porque incentiva a gente, ensina o que deve e o que não se deve fazer. No futuro a gente já vai estar bem ciente e vamos ajudar uns aos outros”, conta a aluna do 7º ano da EMEB Maria Dimpina, Paula Carolaine Oliveira, que pontuou, ainda, o dever da escola em conscientizar os alunos e continuar desenvolvendo essas atividades, como já é feito. 

Premiação 

Foram premiadas as duas escolas que mais arrecadaram o material. O segundo lugar ficou para a EMEB Dom Bosco do Praeirinho, que coletou 97 quilos de plástico. Já a primeira colocada foi a EMEB Moacyr Gratidiano, responsável por 122 quilos. As vencedoras receberam kits esportivos, doados pela empresa parceira. 

O coordenador de Marketing da Agro Amazônia fala sobre a experiência de, pela primeira vez, desenvolver este projeto que envolve as crianças da rede pública. “A empresa sempre desenvolve ações sustentáveis, isso faz parte da filosofia da Agro Amazônia. Desta vez, surgiu a oportunidade de fazermos esta parceria, e é muito gratificante ver o quanto eles se empenharam. É bom saber que estamos colaborando também com a educação dessas crianças, tanto na questão ambiental quanto no esporte”.