Educação /

22 de Setembro de 2011 10h45

Alunos de 61 escolas da rede municipal de Cuiabá participam do "3º Educa Mais na Praça"

22/09/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 8453-6822

Crianças de 61 escolas municipais estão reunidas na Praça Alencastro de Cuiabá, participando do "3º Educa Mais na Praça", com a temática: Práticas Sustentáveis. Cerca de três mil pessoas devem passar pelo evento, que marca as comemorações dos três anos de atividades desenvolvidas no programa “Educa Mais é Mais Educação”. O evento é destinado aos estudantes da educação infantil ao 3º ano do ensino fundamental. A capital dispõe de 94 escolas compostas por cerca de 50 mil alunos.

 As ações do "3º Educa Mais Na Praça" vão desde apresentações de fanfarra, de conjuntos musicais e teatros, e se estendem até as 15h. Contará ainda com a participação de artistas regionais. Estão confirmadas apresentações dos humoristas Nico e Lau e do trio Henrique, Claudinho e Pescuma. A questão ambiental ganha destaque ao longo do dia no evento. Na oportunidade serão distribuídas mais de três mil mudas de árvores.

 Esta edição do "Educa Mais na Praça" visa integrar a comunidade escolar, família e sociedade cuiabana dentro do programa educacional do município. À frente das ações, o secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, atribui a ação a responsabilidade de despertar nas crianças o interesse de praticar atividades extracurriculares, envolvendo-as no universo da educação por período integral.

 Permínio Filho conta que, na primeira edição do programa, há três anos, apenas sete escolas participaram da ação. “Hoje são 61 delas e já estamos nos mobilizando para que, em 2012, mais 12 escolas passem a integrar o ‘Educa Mais é Mais Educação’”, garante o secretário.

 Articuladora do projeto, a professora da rede municipal de ensino da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Pedrosa de Moraes e Silva, Lourdes Zélia de Lima, destaca que desde o início do programa a adesão das crianças a educação integral vem crescendo. “A partir do momento que elas ficam na escola o dia todo passam a praticar esportes, ter letramento, se alimentam e o principal: saem das ruas”, discorre.

 “Ações como o Educa Mais representam o marco da gestão Chico Galindo, o investimento na célula máxima, a família. Tudo através das crianças, que se tornam articuladoras e mensageiras de seus lares”, frisa o chefe de Gabinete do prefeito, Moisés Antunes.

META: O programa de Educação Integral foi implantado na rede municipal de ensino de Cuiabá com a finalidade de buscar a integração das ações da escola, através da ampliação de tempo e espaço, visando oferecer proteção e educação às crianças e adolescentes. Isso acontece por meio de atividades pedagógicas, esportivas, ambientais e recreativas.