/

04 de Outubro de 2013 10h17

Alunos da rede municipal vão representar MT em campeonato nacional de karatê

04/10/2013

Rosane Brandão

Sete alunos de duas escolas da rede municipal de Cuiabá foram selecionados para representar Mato Grosso no XIX Campeonato Nacional de Karatê Shotokan. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 13 de outubro na cidade de Porto Alegre (RS).

Os sete atletas foram selecionados para representar o estado no campeonato nacional, juntamente com outros 37 atletas de Mato Grosso.

Três dos alunos são da escola Doutor Fábio Firmino Leite e os outros quatro são da escola Octayde Jorge da Silva, do bairro Tancredo Neves.

O karatê é oferecido pelas escolas por meio de oficinas do Programa Mais Educação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Mykaelle Martins da Silva, 9 anos, Crislayne Mendes da Silva, 11 anos e Joilson Natalino dos Santos, 11 anos, vão representar a escola Doutor Fábio.

Já a escola Octayde Jorge será representada pelos alunos Victor Hugo da Silva, 12 anos, Talita Arruda, 9 anos, Thais Gonçalves, 14 anos, e Eduardo Gabriel Ferreira, 12 anos. Thais Gonçalves foi vice-campeã nacional em 2011 e Eduardo Gabriel também vice-campeão em 2012.

Segundo o treinador da escola, professor Clenilson de Souza Santos Trindade, os alunos foram selecionados na primeira fase do campeonato estadual de karatê, que serviu de seletiva para o nacional. Eles concorreram com cerca de 300 atletas. “O índice técnico deles é muito bom e eles estão muito bem preparados para representar o estado”, diz o treinador.

Os três pequenos atletas da escola Doutor Fábio estão ansiosos para participar do campeonato. Joilson Natalino diz que começou a praticar o esporte justamento por causa das competições e agora espera conquistar uma medalha. “Eu estou treinando bastante. Até mesmo em casa eu pratico os movimentos do karatê”.

Crislayne Mendes treina pelo Mais Educação desde os 7 anos de idade, mas é a primeira vez que vai participar de um campeonato fora do estado. “Eu estou me esforçando muito e espero ganhar”.

Quem também espera voltar a Cuiabá com medalha na bagagem é a pequena Mykaelle Martins, a mais nova do trio. “Eu vou me esforçar bastante e acho que também posso ganhar”.

Para a professora de artes marciais Adenair de Moraes Santos, da escola Octayde Jorge, incentivar a participação das crianças no esporte é uma forma de mantê-las longe da violência e das drogas. “É muito gratificante vê-las participando dessa forma, com tanto entusiasmo. Isso é o que nos motiva a continuar trabalhando”, diz a professora, que há três anos mantém a oficina de karatê na unidade escolar.

Adenair de Moraes é uma referência para os pequenos atletas. Ela tem 50 anos de idade e continua participando de competições. Com graduação de faixa preta, ela já conquistou vários títulos, entre eles o bicampeonato Nacional de Karatê Shotokan na categoria acima de 19 anos. “Este ano eu vou competir novamente e trazer mais um título para mato Grosso”.

Todos os alunos estão filiados à Federação de Karatê Shotokan de Mato Grosso. Eles embarcam para o Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (09), às 8h.