Educação /

05 de Junho de 2012 11h33

Alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá são beneficiados com entrega de óculos

05/06/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Alunos da rede de ensino de Cuiabá, que apresentam algum tipo de problema na visão, estão sendo beneficiados pela entrega de óculos promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


A iniciativa é do Programa Escola com Saúde, desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá, por meio das duas secretarias envolvidas no projeto, em parceria com o MEC, e tem como finalidade contribuir para formação integral e promover a saúde dos alunos, abrangendo 100% dos estudantes do município, em um trabalho realizado nas 144 creches e escolas da rede.

 

De acordo com a assessora pedagógica da SME, Hugolina Cezária de Souza, o exame de vista é uma das avaliações médicas realizadas pelo programa em parceria com o Instituto Lions da Visão. “Todas as crianças que foram diagnosticadas com a necessidade de usar óculos receberão o benefício. No total, serão cerca de mil alunos contemplados”, explica.

 

O “Escola com Saúde” possui equipes com profissionais especializados nas áreas de avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e saúde e higiene bucal. Outras ações da iniciativa são a promoção de alimentação saudável, orientação do calendário vacinal, prevenção do uso de álcool e drogas pelos escolares e familiares, promoção da saúde sexual e reprodutiva, além de encaminhamentos para atendimento de consultas especializadas, atendimento psicológico e distribuição de óculos.

 

Em Cuiabá o programa foi implementado em junho de 2008, pelo Decreto Nº 4.684.