Educação /

26 de Outubro de 2013 13h20

Alunos da escola Liberdade recebem atendimento oftalmológico gratuito

26/10/2013

Rosane Brandão

Trinta e cinco alunos da Escola Municipal de Educação Básica Liberdade foram beneficiados neste sábado (26) com atendimento de oftalmologia gratuito. A ação faz parte do projeto Consultório Itinerante de Oftalmologia, promovido pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação (MEC) e Saúde (MS). O consultório itinerante ficou no estacionamento do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM).

Em Mato Grosso a parceria foi firmada com o HUJM e as secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Educação (Seduc). As escolas cadastradas para receber o atendimento oftalmológico fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

O objetivo do programa é prestar assistência de qualidade em oftalmologia aos alunos de escolas públicas e incrementar um novo cenário de ensino-aprendizagem.

O caminhão e os equipamentos oftalmológicos foram disponibilizados pelo programa “Olhar Brasil” do Governo Federal. Ele conta com dois consultórios e um laboratório para a produção de lentes. 

Os alunos serão diagnosticados e receberão os óculos adequados na própria unidade itinerante. Nos casos mais complexos, as crianças serão encaminhadas ao HUJM para procedimentos necessários.