Educação /

14 de Junho de 2013 16h23

Aluna de Cuiabá vai representar MT no quadro Soletrando do Caldeirão do Huck

14/06/2013

Rosane Brandão ? 3645-6578

A aluna Nayara Daniely de Arruda Silva, 12 anos, da Escola Municipal de Educação Básica Lenine de Campos Póvoas, será a representante de Mato Grosso no quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.

A seletiva do estado ocorreu hoje (14) no auditório da TV Centro América, afiliada da Rede Globo, onde Nayara concorreu com outras três crianças, que representaram escolas dos municípios de Barra do Garças, Vera e Denise.

Acompanhada dos pais e professores, a aluna da escola Lenine de Campos, do bairro Jardim União, região da periferia de Cuiabá, chegou confiante para participar da seletiva e em nenhum momento demonstrou estar nervosa. “Eu me preparei muito para participar e eu vim para ganhar”, disse otimista.

Ela precisou soletrar quatro palavras para conseguir vencer a etapa estadual e eliminar os outros participantes, mas foi a palavra “escassez” que ela considerou a mais difícil. “Eu fiquei um pouco em dúvida, mas acabou dando tudo certo porque eu acertei”.

Aluna do 7° ano, Nayara diz que quer ser médica e o prêmio que o quadro oferece para o vencedor vai ajudá-la chegar mais perto desse sonho. Ela mora no bairro Jardim Florianópolis, bairro vizinho ao da escola, com os pais e dois irmãos mais velhos.

Segundo o pai da menina, Marcelo Andre da Silva, Nayara nasceu prematura e precisou ficar vários dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Quem vê minha filha hoje, tão dedicada aos estudos, nem imagina o quanto ela já sofreu. Ela é uma vitoriosa e merece tudo de bom que está acontecendo”, disse o pai emocionado.

A professora de Língua Portuguesa, Tadeusa Margarida de Melo, e o irmão Maurício foram os maiores incentivadores da menina.

Segundo a professora, pelo menos 20 alunos da escola se inscreveram para participar da etapa municipal, mas foi Nayara quem levou a melhor e agora vai representar a unidade em rede nacional.

Conforme a diretora da unidade escolar, Maria do Carmo Martins, a escola já se inscreveu seis vezes no Soletrando e em três delas os alunos foram classificados para representar o estado. “Isso é resultado de um trabalho em equipe, mas sem deixar de lado o mérito da professora de português que realiza aulas extras para ajudar os alunos a se prepararem melhor”.

Ainda não foi definida a data para a realização da seletiva nacional, o que se sabe é que Nayara vai concorrer com outros 27 alunos de escolas públicas de todo o país.