Educação /

28 de Dezembro de 2012 14h41

Alimentação escolar de Cuiabá ganha destaque nacional

28/12/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

A qualidade da alimentação escolar oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) aos cerca de 50 mil alunos das escolas e creches renderam ao município a classificação de ‘semifinalista’ na 9ª edição do “Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar”.

Criado em 2004, a iniciativa tem como finalidade avaliar, selecionar e proporcionar visibilidade às boas práticas de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pelos municípios brasileiros.

Em 2012, o prêmio recebeu 929 inscrições. Dessas, 577 foram efetivadas e passaram por critérios de avaliação, como a qualidade dos cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização profissional das merendeiras, aquisição de produtos da agricultura familiar e atuação junto ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

De acordo com o boletim de desempenho emitido pelo PNAE, Cuiabá se destaca em quesitos como planejamento de cardápio pautado na cultura alimentar dos alunos e a vocação agrícola da região, fornecimento de equipamento de proteção individual aos funcionários que elaboram a merenda e qualificação profissional para esses servidores.

Na avaliação da secretária adjunta de educação de Cuiabá, Cilene Maciel, a classificação do município deve-se à política de formação adotada pela Secretaria de Educação, que é direcionada a todos os segmentos profissionais da rede. “Uma das características da qualificação destinada aos Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) é justamente pautada no cuidado com a saúde e na higiene na manipulação dos alimentos. Para isso, foi entregue a eles um kit de proteção”.

Ela destaca ainda que a alimentação destinada aos alunos da rede é adquirida por meio de um ‘pregão invertido’. “Isso significa que ganha o certame os produtores que oferecem os melhores produtos pelos melhores preços, representando mais economia e excelência nos alimentos comprados”, explicou.

Segundo a coordenadora de Alimentação Escolar da SME, Mônica Rosa da Silva, diariamente são oferecidas 68.092 porções de alimento nas escolas e creches da capital, totalizando 19.915.887 refeições/ano. “Em 2012, tivemos um grande avanço nessa área, pois a equipe de nutricionistas foi reforçada, o que resultou em uma atenção especial na questão nutricional a alunos com problemas patológicos relacionados à nutrição”.

Outra aquisição da rede foi os serviços de uma gastrônoma, profissional que se ocupa do refinamento das refeições. “Essa especialista contribuiu muito para o desenvolvimento do programa de formação por meio de aulas práticas. Além disso, também foi oferecido um cardápio diferenciado às unidades de ensino que possuem hortas”, esclareceu.