Educação /

11º EIDANCCE promove resgate da história e cultura afro-brasileira

19/11/2012

Raoni Ricci

Um espetáculo da cidadania e do resgate à história e a cultura afro-brasileira. Na semana da consciência negra, o Parque Mãe Bonifácia foi palco no dia (14) do 11° Encontro Inter Escolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora (EIDANCCE). O evento é organizado pela escola municipal Marechal Cândido Rondon, do bairro Alvorada, e reuniu centenas de alunos da rede municipal e estadual de ensino, que se apresentaram em vários estilos como o rasqueado, siriri e cururu, samba, hip-hop e capoeira.

A abertura do evento ficou por conta da banda jovem do Instituto Ciranda, projeto que ensina música nas comunidades carentes e recebeu apoio do Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão. A banda apresentou um pouco do grupo de rock britânico, Queem, Luis Gonzaga e também samba, abrilhantando o evento.

Depois, as 15 escolas inscritas no EIDANCCE 2012 fizeram suas apresentações artísticas, representando um pouco de cada ritmo da cultura afro-brasileira. Representando a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (SME), a secretária adjunta, Cilene Maciel, destacou a importância do evento como fator motivador para o trabalho da História e Cultura Afro-Brasileira dentro de sala de aula.

“Hoje nós estamos valorizando as nossas Raízes nesta 11ª edição do EIDANCCE. Falar em cultura afro é falar da história do nosso Brasil. Quero parabenizar a professor Sueli, que com muita dedicação representa muito bem a importância de prestigiar a nossa cultura, a nossa história”, afirmou Cilene Maciel.

De acordo com a idealizadora do evento, a professora Sueli Xavier, desde que foi implementada a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatória a inclusão da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas do país, a escola Marechal Rondon passou a realizar o encontro para ajudar ainda mais na inserção do tema na comunidade escolar.