/

05 de Maio de 2011 16h33

Shopping Pantanal apresenta Estudo de Impacto de Vizinhança para comunidade

05/05/2011

Ângela Jordão/PMC

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (SMDU), em parceria com o Shopping Pantanal, promoveu nesta quinta-feira (05/05) uma audiência pública para debater o Estudo de Impacto de Vizinhança realizado na região do Shopping. Foram apresentados à comunidade os problemas levantados e as soluções propostas e que deverão ser implantadas pelo Shopping. A audiência foi realizada no hotel Taiamã, com a participação de técnicos da SMDU, além de vários segmentos da sociedade e de representantes do shopping.

O Shopping Pantanal foi inaugurado em 2004. Desde então, a movimentação de pessoas que freqüentam o estabelecimento causou alguns problemas na região, por isso, o Ministério Público Estadual (MPE) propôs a realização de um Estudo de Impacto de Vizinhança e posterior soluções a serem implantadas para minimizar os problemas. A realização do Estudo e o Relatório de Impacto do Vizinhança ficou sob a responsabilidade do Shopping com o monitoramento da SMDU.

Uma série de problemas foram detectados devido à inauguração do shopping, como excesso de som provocado pelo ar condicionado do estabelecimento; falta de água na região provocada pela demanda do estabelecimento; danificação da pavimentação das vias de acesso ao shopping; entre outros. Mas, o maior problema é o excesso de tráfego no local, provocando inúmeras conseqüências, como dificuldade de acesso dos moradores as suas residências ou acesso de pedestres as localidades próximas.

Cálculos preliminares são de que na região, vivem aproximadamente 130 mil pessoas, sem contar os profissionais que atuam naquela região, especialmente no Centro Político Administrativo (onde estão as sedes do Governo do Estado, do Legislativo e do Judiciário)

Uma das medidas a serem implantadas será a mudança da principal entrada do Shopping Pantanal. Hoje a entrada é pela Avenida de Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), mas em breve passará a ser pela via lateral (ao lado da sede do Ministério da Fazenda). Com isso, diminuirá os problemas do excesso de fluxo de veículos na Avenida do CPA.

Construtoras que estão com empreendimentos imobiliários ao lado do shopping, também assumiram uma série de compromissos, como implantação de áreas verdes (praças) e alargamento de vias.

As medidas começam a ser implantadas assim que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano aprovar o relatório de impacto de vizinhança feito pela SMDU, o prefeito Francisco Galindo assinar o termo e o MPE der o parecer final e a aprovar o relatório.