/

10 de Novembro de 2010 18h00

III Oficina Participativa acontece ainda este mês

10/11/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

A III (e última) Oficina Participativa para o PAC Cidades Históricas está agendada para acontecer antes do final do mês, informou Paulo Crispim, do IPHAN, antes da abertura oficial da II, no Memorial da Água (hoje - 10-11).  "Só falta definirmos o dia. Aí, fecha-se uma fase desse processo, iniciado no segundo semestre de 2009".

Na abertura desta II Oficina, no auditório do Memorial da Água, a professora (UNIC) Neidyr Galhardo Marinho discorreu sobre Intervenções Urbanas e Requalificações do Centro Histórico. Neidyr enumerou alguns itens relacionados ao tema, a exemplo do abandono das habitações pela população local, expansão urbana e violência urbana, desaparecimento de marcas e ambientes históricos, intervenções inacabadas e outros fatores.

Na opinião de Márcio Puga, da área Executiva do IPDU, e que representou o presidente Sílvio Fidelis, "essa palestra de Neidyr Galhardo contribuiu muito para se entender os desdobramentos ocorridos quando das intervenções urbanas nos centros históricos de várias cidades brasileiras".

Paulo Crispim, do IPHAN, após traçar o objetivo das oficinas e providências já agilizadas (para atender normativas do IPHAN e Ministério da Cultura), afirmou estar otimista com o resultado desse trabalho que busca revitalizar o Centro Histórico de Cuiabá. "O diagnóstico de Cuiabá apontou problemas e potencialidades. A primeira oficina debateu isso. Feito o levantamento geral, vamos saber o que a comunidade entende como prioridade, e aí as ações previstas nos projetos efetivamente acontecem. As oficinas servem para fundamentar a aplicação do Programa PAC Cidades Históricas".

Além da Capital, outras duas cidades mato-grossenses, Cáceres e Vila Bela, foram igualmente contempladas pelo programa federal, com participação dos municípios e instituições universitárias. No caso de Cuiabá, diz, vai inclusive complementar seu Plano Diretor. "Trata-se de um plano de aplicação de recursos para o Município, em quatro anos. Engloba ainda outros aspectos como Patrimônio Cultural, o edificado e material (costumes locais)".