/

22 de Setembro de 2011 11h53

Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico aprova ampliação do Senai Porto

22/09/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 8452-3610

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE) de Cuiabá se reuniu na manhã desta quinta-feira (22-9), no auditório do Memorial da Água, em Cuiabá, para apreciar dois projetos arquitetônicos. O primeiro, a construção de um empreendimento comercial localizado em frente ao Parque Mãe Bonifácia, e o segundo, a ampliação da unidade do Senai, localizada na avenida XV de Novembro, no Porto.

A Legislação Municipal determina que, para que seja autorizada qualquer ampliação ou construção de empreendimentos residenciais ou comerciais é necessária a apresentação do projeto de Estudo de Impacto de Vizinhança e do Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV).

O projeto apresentado pelo Senai foi aprovado pelos conselheiros por unanimidade, com recomendação favorável. Dentre as sugestões acatadas pelo empreendedor estão a permanência de um curso d’água no entorno da praça do Quilombo, que passará por reforma e revitalização como medida mitigadora. Um investimento na ordem de R$ 300 mil. Além de preservar a cultura cuiabana, por meio de memoriais que narrem a história do local.

A conselheira, Yara Galdino, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destaca a conservação ambiental da praça. Para ela, é preciso preservar também os espaços verdes no entorno do local. “É preciso que o estudo ambiental não se limite apenas ao espaço físico, mas se estenda às pessoas, levando em conta os benefícios produzidos pela população, como o plantio de árvores frutíferas”, sugere ela.

O Senai será ampliado, dobrando sua área edificada. No local será construído mais um prédio para abrigar salas de aula, um amplo estacionamento edificado com 677 vagas, e um centro de eventos, contendo um auditório com capacidade total para 1.472 lugares – este espaço pode ser dividido em até sete pequenos auditórios, dependendo da necessidade.