/

15 de Setembro de 2011 17h35

Audiência pública apresenta relatório de impacto de vizinha de empreendimento comercial em Cuiabá

15/09/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6055

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) realizou na tarde desta quinta-feira (15-09), uma audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) de um novo empreendimento imobiliário que será construído na capital.

O empreendimento será um condomínio comercial construído na Avenida Miguel Sutil, em frente ao Parque Mãe Bonifácia, bairro Santa Marta, região Oeste de Cuiabá. A Plaenge Empreendimentos Ltda é a responsável pela obra. O prédio terá uma área total construída de 27.501 metros quadrados, serão 18 pavimentos, com previsão de 144 salas de 50 metros quadrados cada, podendo ainda haver a expansão de salas, com metragem entre 50 e 450 metros quadrados. Cerca de 1.230 pessoas devem circular pelo prédio por dia.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Márcio Puga, além de outros processos de viabilidade, o estudo é mais um meio de verificar a viabilidade do empreendimento. “São vários os crivos municipais pelo qual um projeto passa até ser autorizado, no entanto, é preciso ser feita a consulta popular, que é a participação direta, na qual a sociedade pode contribuir com sugestões”.

Segundo o diretor regional da Plaenge, Rogério Fabian, a expectativa é de que até o final deste ano o empreendimento seja lançado. Fato que ocorrerá caso seja aprovado em todas as instâncias.

Após a audiência o EIV/RIV do projeto, a documentação volta para a apreciação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE). Depois de ser analisado e discutido junto à sociedade o estudo e o relatório seguem para aprovação da Prefeitura.

No estudo e no relatório devem constar quais os impactos, tanto negativos quanto positivos, que o empreendimento poderá causar ao município e as medidas que a empresa tomará para diminuir esses impactos. Dentre as medidas mitigadoras propostas pela empresa, para amenizar os impactos, estão a execução de drenagem e asfaltamento da Rua Santa Filomena até as proximidades do Córrego Quarta-feira. Bem como, a revitalização da travessa que liga a Avenida Presidente Afonso Pena até a Rua Santa Filomena, por meio de calçamento, iluminação e paisagismo.

Para a realização da audiência pública foi publicada a convocação nos principais jornais da capital, divulgado nos bairros da região por meio de carros de som, e enviados convites para administração regional Oeste e para todos os presidentes das associações de bairros da região.