Cultura, Esporte e Lazer /

23 de Julho de 2012 16h36

SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeitura de Cuiabá promove Fórum de Planejamento da Cultura nesta terça-feira (24/07)

23/07/2012

Secom Cuiabá - 3617-1274


A prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, promove nesta terça-feira (24/07), o I Fórum Municipal de Planejamento da Cultura, a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 

O Fórum tem o objetivo de elaborar sugestões para um diagnóstico dos segmentos de cultura do município que depois serão apresentadas em fóruns regional e estadual, que vão integrar o Sistema Nacional de Cultura.

 

Conforme o coordenador do fórum, Amilton Martins, as diretrizes serão planejadas para os próximos dez anos. E tudo o que for definido no evento será transformado em projeto de lei para que as próximas administrações trabalhem dentro dessas diretrizes.

 

São seis os principais segmentos discutidos no fórum: música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais e artesanato, literatura e patrimônio histórico, e cultura popular, em que se encaixam o siriri, cururu e o carnaval.

 

O fórum se dividirá em dois tempos, o primeiro das 8h às 12h, e o segundo, das 14h às 18h.

 

Confira abaixo as diretrizes que serão discutidas no Fórum:

 

GT1 – Papel do Município - Fortalecer a ação do estado no planejamento e na execução das políticas culturais, intensificar o planejamento de programas e ações voltadas ao campo cultural e consolidar a execução de políticas públicas para cultura.

GT2 – Diversidade artística e cultural - Reconhecer e valorizar a diversidade e proteger e promover as artes e expressões culturais.

GT3 – Acesso à cultura - Universalizar o acesso dos brasileiros à arte e à cultura, qualificar ambientes e equipamentos culturais e permitir aos criadores o acesso às condições e meios de produção cultural.

GT4 - Desenvolvimento socioeconômico sustentável - Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável, promover as condições necessárias para a consolidação da economia da cultura e induzir estratégias de sustentabilidade nos processos culturais. 

GT5 - Participação Social - Estimular a organização de instâncias consultivas, construir mecanismos de participação da sociedade civil e ampliar o diálogo com os agentes culturais e criadores.