Cultura, Esporte e Lazer /

07 de Outubro de 2010 17h00

Segunda fase da Olimpíada Cultura será realizada amanhã

07/10/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMC

Inicia amanhã (08-10), a segunda fase da “1ª Olimpíada Cultural Cuiabana”. Dos três mil alunos que participaram da primeira fase, realizada no dia 10 de setembro, 309 foram classificados para a segunda etapa. Vale destacar, que os estudantes participantes são do 6º ao 9º anos, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 3º e 4º períodos, de 37 escolas da Capital. As provas serão realizadas nas próprias escolas, nos períodos matutino, vespertino e noturno, e contarão com a atuação de fiscais.

 

O intuito da Olimpíada Cultural, segundo o idealizador do projeto, o secretário municipal da Cultura de Cuiabá, professor Sérgio Cintra, é resgatar e fortalecer a cultura cuiabana e mato-grossense nos jovens. O projeto é fruto de uma parceria entre as secretarias da Cultura e de Educação, com apoio da Prefeitura municipal de Cuiabá. Sérgio Cintra destacou que o projeto também vai reforçar as novas regras da ortografia brasileira. Ele informou que a nova ortografia passará a valer em 2012, e as atividades educativas culturais e ortográficas têm no intuito de promover e desenvolver a cultura tradicional cuiabana, bem como a forma correta da escrita.

 

Cintra vai visitar algumas escolas durante as provas, para avaliar os alunos participantes. Os estudantes estão se preparando através de livros, internet, e também nas salas de aulas, com os professores que reforçam os temas relacionados à cultura mato-grossense. Arte, danças, diversidades raciais, festas religiosas, folclore, gastronomia, geografia regional, História regional, literatura, música, personalidades, monumentos históricos e símbolos são os temas das questões das provas.

 

A Olimpíada Cultural Cuiabana está composta de três fases. A primeira foi realizada no dia 10 de setembro, a segunda dia 08 de outubro, e a terceira e última será realizada no dia 12 de novembro. No final da Olimpíada tanto os alunos vencedores quanto as escolas representadas por eles serão premiados com notebooks, máquinas fotográficas, câmeras filmadoras, impressoras a laser, além de livros culturais. “Esta é uma maneira de incentivar tanto os alunos quanto a escola”, destacou Sérgio Cintra.

 

COPA DO MUNDO DE 2014

 

Para o secretário, com a vinda da Copa do Mundo de 2014, para o Estado, Cuiabá deve se preparar não só no aspecto físico, com obras e construções, mas com ênfase na Educação e Cultura. Segundo Cintra, milhares de turistas passarão pela Capital mato-grossense e terão o privilégio de conhecer as maravilhas das terras pantaneiras.

 

“A Copa veio para MT pelos aspectos culturais, ecológicos e geográficos. Pessoas do mundo inteiro vão visitar nossa cidade e conhecer nossas tradições culturais. Temos que estar preparados para isso, pois infelizmente, há pessoas que não sabem o que é pixé, Cururu e Siriri. Muita gente não sabe o que significa o hino de Cuiabá, monumentos históricos, símbolos e brasões da Capital”, lamentou.

 

AGENDA DO SECRETÁRIO – VISITA NAS ESCOLAS

 

MANHÃ


7h – Escola Octayde Jorge da Silva

Rua: 07, Quadra: 13, S/N – bairro: Jardim Vitória

Fone: 3313-3202

 

9h – Escola Raimundo Conceição Pombo M. da Cruz

Rua: A, Ponto final do bairro Parque Cuiabá – S/N

Fone:3313-3171

 

TARDE


14h – Escola Jescelino José Reiners

Avenida Goiás, 441 – bairro: Novo Horizonte

Fone: 3646-7533

 

16h – Escola Franscival de Brito

Rua: João Paulo dos Santos – bairro: Coophamil

Fone: 3313-3240

 

NOITE


19h – Escola Padre Agostinho Colli

Rua: Manoel Cavalcante Proença, 90 – bairro: Pólvora

Fone: 3313 -3033

 

 

Lis Ramalho

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá

(65) 3617-1274 / 8415-0916