Cultura, Esporte e Lazer /

16 de Novembro de 2010 16h18

Secretário da Cultura vistoria reforma do Museu do Rio Cuiabá

16/11/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMC

O secretário municipal da Cultura de Cuiabá, Sérgio Cintra, vistoriou nesta terça-feira (16-11) o andamento da reforma do Museu do Rio Cuiabá Hid Alfredo Scaff, situado no bairro Porto. Cerca de 10 homens trabalham em regime integral para entregar o espaço cultural totalmente revitalizado, no dia 18 de novembro, em solenidade de reabertura do espaço cultural. A parceria entre a Secretaria da Cultura e a empresa Oxigênio Cuiabá, representante das tintas Coral do Brasil, deixará o Museu do Rio de “cara nova”, disse.

O objetivo da reforma, segundo Sérgio Cintra, é promover mecanismos de incentivo à população para conhecer o Museu do Rio. O secretário destacou que o espaço encontrava-se com aparência de abandonado, a tal ponto que a maioria dos turistas que por ali passavam pensavam que o Museu não funcionava.

Sérgio Cintra informou que após a reforma, já possui planejamento para ocupar o espaço com eventos culturais, musicais, exposições e oficinas permanentes. Ele informou que tem feito reuniões com professores e coordenadores de escolas municipais para incentivar os alunos a visitarem o espaço. O Museu do Rio conta com dez salas com exposições de quadros, imagens sacras, maquetes da região, artesanatos, dentre outras opções culturais.

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Cuiabá e a Secretaria da Cultura programaram dois dias (19 e 20) de eventos especialmente dedicados à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. O evento comemora também a reabertura do Museu do Rio.

Documentário, palestras, oficinas de penteado afro, dança de capoeira, exposições fotográficas, jogo de búzio, oficina de bonecas negras, amarração de tecidos, além de atrações musicais são alguns dos eventos farão parte dos dois dias de comemoração. No primeiro dia (19-11) será exibido um documentário sobre o Zumbi dos Palmares, que é considerado hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um herói que lutou pela liberdade dos negros escravizados.

Os apreciadores da arte poderão conferir durante os dois dias a exposição fotográfica “Negro Por Inteiro”, de Duflair Barradas. Esta mostra integrou a exposição “Para não esquecermos: a presença negra
em Mato Grosso”, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC). A exposição tem como tema os Quilombolas remanescentes na região de Chapada dos Guimarães. Ele registrou utilizando o estilo documental de fotografia, a vida e o mundo dos últimos negros que vivem de forma tradicional, como seus bisavôs viviam.

A religiosidade também ganha destaque com André Balbino, que retrata a religião africana nas artes plásticas. Ele retratou os Orixás, divindades africanas relacionadas ao meio ambiente, e cultuadas pelos praticantes do Candomblé, religião trazida para o Brasil pelos negros escravizados. As telas também fizeram parte da exposição “Para não esquecermos: a presença negra
em Mato Grosso”, no MISC. Nas telas, Balbino retratou os principais Orixás, cultuados pelos religiosos. Cada divindade tem suas qualidades e poderes naturais. Os Orixás masculinos são: Oxalá, Exú, Ogum, Oxóssi, Xangô, Obaluaiyê ou Omulu. As femininas são: Oyá ou Iansã, Oxum, Iemanjá, Nanã.

Sérgio Cintra destacou que a homenagem ao Dia da Consciência Negra, é para conscientizar a população sobre a inserção do negro na sociedade. “Dia 20 de novembro não é apenas um feriado nacional, tampouco uma data comemorativa. O Dia da Consciência Negra é uma data que requer um momento de reflexão do nosso papel na construção de uma sociedade democrática. É uma data cívica, que deve ser celebrada por todos os negros, bem como os brancos”, ressalta o secretário.

 

Assessoria Secretaria Municipal da Cultural de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916