Cultura, Esporte e Lazer /

16 de Setembro de 2011 15h44

Secretaria de Cultura apóia festejos religiosos

16/09/2011

Lis Ramalho/SMC

A Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá é parceira da tradicional Festa do Senhor Divino e São Gonçalo, que este ano será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, na Rua Barão de Vila Bela, bairro Dom Aquino. Celebrada há 21 anos, os Festejos começam no sábado, a partir das 20 horas, com uma procissão e logo depois uma missa. Depois haverá um delicioso jantar com comidas típicas e apresentações de Cururu e Siriri.

No domingo, o evento terá inicio logo pela manhã, às 8h, com um tradicional chá com bolo e também apresentações culturais. Ao meio dia, almoço com bailão, e as atrações continuam  urante todo o dia.

A Festa do Senhor Divino e São Gonçalo é um tradicional evento religioso, que os fieis realizam anualmente na capital, para celebrar os santos. O secretário de Cultura, Luiz Poção ressaltou a importância da festa para a cidade. “A Festa do Senhor Divino e São Gonçalo se destaca em Cuiabá, devido à importância religiosa e histórica que os santos têm para população”, disse.

Durante os festejos é obrigatório o levantamento do mastro (com uma bandeira ilustrando os santos), muito Cururu, Siriri e comidas típicas. O ponto alto da festa é o momento em que os devotos prestam suas homenagens ao santo, cantando e dançando. Cerca de 700 pessoas participam dos festejos.