Cultura, Esporte e Lazer /

06 de Abril de 2011 17h55

Secretaria da Cultura adia procissão fluvial para 1º de maio

06/04/2011

Lis Ramalho

Com o intuito de envolver toda a comunidade, e dar oportunidade as pessoas que possuem barco, canoa ou lancha de participar da 1ª Procissão Fluvial Senhor Bom Jesus do Cuiabá, a Secretaria Municipal da Cultura adiou para 1º de maio, o evento que estava previsto para ser realizado amanhã, dia (07-04). Devido ao período chuvoso, o secretário Luiz Poção decidiu prorrogar a promoção por precaução e segurança. 

Além da data, o trajeto também passou por alterações. A 1ª Procissão sairá do Museu do Rio, no bairro Porto e descerá até a comunidade do São Gonçalo Beira Rio – berço da cultura mato grossense. As embarcações deverãdar início à descida do rio às 8h, com chegada às 10h. A procissão levará a imagem do senhor Bom Jesus, e na chegada, serão realizadas atividades culturais, como cururu, siriri, rasqueado, exposição de telas, artesanatos e também um show pirotécnico (queima de fogos).

O secretário de Cultura, Luiz Poção manteve reuniões com canoeiros, o presidente da colônia dos pescadores e representantes da comunidade ribeirinha. Ele  informou que serão abertas inscrições para aqueles que querem e têm canoa, barco ou lancha e querem participar do evento. O secretário destacou que ao final da procissão serão entregues certificados de participação.

Luiz Poção disse ainda que para incentivar toda a população a participar, a Secretaria vai premiar a canoa, barco e lancha mais enfeitada e caracterizada. “Não queremos ninguém de fora. Todos aqueles que quiserem participar da 1ª Procissão Fluvial deverão preencher a ficha de inscrição e colocar seu barco, canoa ou lancha. Queremos que este evento seja a continuidade nos próximos anos”.

Órgãos como a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão diretamente envolvidas, visando o conforto, legalidade do processo e segurança do trajeto do evento. O secretário vem mantendo constantes conversas com o seguimento náutico, buscando parcerias, na disponibilização de barcos, para levar todos que queiram participar. As empresas D’Paula, Disnauta e Karranca já sinalizaram positivamente, para contribuir com o evento.

 

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1261 / 8415 0916