Cultura, Esporte e Lazer /

15 de Outubro de 2011 08h00

Sábado tem espetáculos de bonecos vindo diretamente da Colômbia e teatro de Lambe – Lambe

15/10/2011

Secom-Cuiabá/Com assessoria MITI-3645-6054

O espetáculo “Espia só! (Intervenção de Teatro Lambe-Lambe)”, da Cia Andante, de Santa Catarina, é a promessa de alegria do sábado para a criançada que vai comparecer à 5ª Mostra Internacional de Teatro Infantil. A peça fala sob um grupo de ciganos que chega à praça, monta a tenda e as “caixas-surpresas”.

“Espia Só!” É uma intervenção de teatro lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um grupo de ciganos, que abordam as pessoas para mostrar seus “mistérios” (os espetáculos). A Tenda atrai o olhar curioso dos transeuntes e no interior das "caixas misteriosas" são apresentados simultaneamente três espetáculos para um espectador por vez: “A iluminação, Do lado de lá e O quarto de Edith”. Minutos de sonho para espiar à vontade.

O teatro lambe-lambe é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo, formado por um palco miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço, são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de formas animadas em miniatura. Essa linguagem foi introduzida no Brasil na década de 80, criada pelas bonequeiras baianas, Ismine Lima e Denise di Santos, inspirada nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe.

Trata-se, portanto, de uma caixa-teatro individual, configurada para atender um espectador por vez - por um dos lados o manipulador encena o espetáculo e pelo outro o espectador espia - com uma estrutura técnica em miniatura e independente. Totalmente isolada de luz e sons externos, pois ambos (manipulador e espectador) possuem a cabeça coberta por um pano e os ouvidos protegidos por fones auriculares que transmitem a sonoplastia do espetáculo. No interior da caixa acontecem espetáculos que podem durar de 01 a 04 minutos.

Durante cinco meses, a Cia pesquisou e experimentou materiais, técnicas, linguagens, poéticas, dramaturgias e estéticas. De forma colaborativa, trabalharam na criação dramatúrgica dos espetáculos, permitindo a cada ator-manipulador total autonomia estética e poética na criação e montagem de suas cenas, a partir das experiências artísticas distintas de cada um.  Durante todo o processo registrou-se os trabalhos através de fotografias, desenhos e maquetes, compondo também um acervo de imagens.

A Cia Andante investe na pesquisa e aprimoramento da linguagem do teatro miniatura, objetivando a criação de repertório de espetáculos e estrutura cênica para intervenção urbana de teatro lambe-lambe. Desenvolve apresentações de espetáculos, teatro lambe-lambe, performances e oficinas, sempre buscando o aprimoramento técnico/poético/estético da atuação, priorizando a qualidade artística e a ocupação de espaços alternativos de apresentações.

Fechando à tarde no teatro, será apresentado o espetáculo “El Circo Del Aguante”, às 17h, com a Cia A-Garrapattta Titeres y Payassos, da Colômbia. O texto fala sobre um palhaço de circo chamado “Mínimo”, que relembra com alegria os melhores momentos vividos no picadeiro. Com a técnica Phantom, que mescla rosto e mãos do ator ao corpo do boneco, o palhaço propõe uma viagem cômica para se encontrar novamente com o seu público.

Serviço:

Assunto: Espetáculos:”Espia Só! (Intervenção de Teatro Lambe-Lambe), de Santa Catarina e “El Circo Del Aguante”, da Colômbia.

Quando: 15-10-2011 (Sábado)

Horário: 16h e 17h

Onde: Teatro da UFMT

Oficinas e Cinema

As oficinas e as exibições de filmes continuam no Centro Cultural da UFMT, a partir das 14h, onde a criançada vai poder participar das oficinas: Brincando de plantas, cata-vento, paraquedista, fantoche em sacos de papel e bandalhão. 

Serviço:

Assunto: Oficinas e Cine MITI

Quando: 15-10-2011 (Sábado)

Horário: A partir das14h

Onde: Centro Cultural da UFMT

Ingresso: Um brinquedo usado em bom estado.