Cultura, Esporte e Lazer /

25 de Março de 2013 18h59

Prefeitura entrega ao Iphan projetos de revitalização do Centro Histórico

25/03/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes entregou hoje (25) ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) treze projetos de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá. 

Caso os projetos sejam aprovados pelo Ministério da Cultura, serão revitalizados nove casarões antigos e quatro praças, e ainda o rebaixamento da fiação e alargamento de calçadas de várias ruas, como Voluntários da Pátria, Pedro Celestino, Ricardo Franco e Cândido Mariano. 

Os projetos fazem parte de uma tentativa da Prefeitura de Cuiabá de receber uma parte dos R$ 300 milhões do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal. A proposta de revitalização do Centro Histórico cuiabano soma aproximadamente R$ 30 milhões. 

“Nós soubemos da possibilidade de ingressar nesse programa poucos dias antes do prazo final para inscrição. Com isso, ganhamos trinta dias para finalizar os projetos e ter uma proposta concreta para o Ministério da Cultura. Só podemos parabenizar essa equipe que fez tudo em tempo recorde e aumentou muito nossas chances de receber esses recursos”, comemorou Mauro Mendes. 

O próximo passo para o pleito será a análise do Iphan em Mato Grosso e, posteriormente, licitar as obras. “Nosso tempo máximo de análise é de 45 dias, mas estamos preparados para analisar em muito menos tempo. Nosso papel é licenciar e devolver à Prefeitura Municipal para que possa fazer a licitação imediatamente. Essa é a grande vantagem que Cuiabá vai ter”, afirmou a superintendente do Iphan, Marina Duque Coutinho Lacerda. 

“Temos prontos hoje todos os projetos básicos e executivos. A partir desse momento, com o aval do Iphan e a comunicação ao Ministério da Cultura, a decisão deverá sair no final do mês de abril”, explicou Mauro Mendes.

Os projetos foram elaborados por uma equipe de sete arquitetos e três engenheiros, coordenada pelo arquiteto especializado em Patrimônio, Paulo Crispim.